terça-feira, 24 de dezembro de 2019

112- Resenha do livro HEIDI - A MENINA DOS ALPES 

TEMPO DE VIAJAR E APRENDER


JOHANNA SPYRI, TRADUÇÃO KARINA JANNINI

EDITORA AUTÊNTICA, 2017, 160 PÁGINAS


RECOMENDAÇÃO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

O livro conta em terceira pessoa a história de Heidi, uma menina órfã suíça. Ela não tem irmãos e por isso, vive com uma tia que a certa altura, arranja para a garota um lar em que servirá como dama de companhia para Clara, uma menina de 12 anos que mora em Frankfurt, na Alemanha. Clara também já perdeu a mãe e o pai passa muito tempo fora a negócios, por isso quer alguém para passar os dias com a filha. Assim que a menina chega à mansão onde vai ser hospedada, a vida nela é virada de cabeça para baixo.

Tanto Clara quanto os vários empregados da casa são surpreendidos todos os dias pela vivacidade da pequena Heidi.

Tudo ia bem. A garota gostava de ficar ali, entretanto sentia muita saudade do tempo que viveu com o avô nos Alpes. Lá, ela fazia o que gostava: ajudava o pastorzinho Pedro a cuidar das cabras do avô, tomava leite fresquinho, brincava com as coisas da natureza, não precisava ir à escola.

Entretanto, junto com Clara e sua avó tinha aprendido muitas coisas como ler as histórias dos incontáveis livros que tinha a sua disposição e que a encantavam e também reprimir seus sentimentos. Apesar de sua depressão aparente aos olhos de todos, ela permanecia na mansão sem reclamar até que coisas amedrontadoras começaram a acontecer e o chefe da casa teve que ser chamado para resolver a situação.

O livro traz lições de humildade e simplicidade. Da pureza da alma de uma menina que precisa muito pouco para ser feliz.

O livro me fez lembrar o livro Polyanna cuja protagonista tem características semelhantes.

5º DLL- dezembro – um livro de capa verde

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha...se é parecido com o livro Polyanna, certamente é bom.

    ResponderExcluir
  2. Ah eu amo essa história da menina Heidi
    Me remete a infância quando eu ouvia no programa da saudosa tia Heleninha
    Ja assisti o filme que por sinal é muito lindo e emocionante
    Emfim...agora só me falta ler o livro kkk

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...