terça-feira, 15 de outubro de 2019

100- Resenha do livro JAMES E O PÊSSEGO GIGANTE

ROALD DAHL, TRADUÇÃO ANGELA MARIANI, EDITORA 34, 

2018, 3ª EDIÇÃO, 207 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL

            O autor britânico viveu no País de Gales entre 1916 e 1990. Ficou famoso não só por suas obras para adultos, mas principalmente, pelas infantis tais como Matilda, As bruxas e o best-seller A fantástica fábrica de chocolate. Várias de suas obras foram adaptadas para o cinema.

            O autor passou por vários percalços durante sua infância, na adolescência e juventude. Casou-se nos anos 50 e teve cinco filhos. Nessa época, seu primeiro trabalho como escritor já havia sido publicado (em 1942). Foi um conto chamado Shot Down Over Lybia (Abatido na Líbia), descrevendo seu acidente com o Gloster Gladiator. Com ele, sua carreira foi alavancada. O primeiro livro foi lançado em 1943 sob o título The Gremlins. Escrevia também contos macabros para adultos.

            O livro conta em terceira pessoa, a vida do garoto James, órfão de pai e mãe que foi morar com as insuportáveis tias Esponja e Espiga. Elas foram obrigadas a abrigar o sobrinho, mas isso lhes deu a oportunidade de ter alguém que fizesse todo o serviço delas, mesmo se alimentando minguadamente. 

            Um dia deparou-se com um ser que lhe deu um pó mágico e instruções de como deveria usá-lo. Porém, enquanto ia para dentro de casa, tropeçou na raiz de um pessegueiro e perdeu a poção. Ficou muito triste, mas não houve nada que pudesse fazer para reavê-la.
           
No dia seguinte, viram que no local onde a poção havia caído um pêssego estava aumentando de tamanho vertiginosamente e com isso, as tias perceberam uma forma de ganhar dinheiro exibindo-o e cobrando ingresso de que quisesse vê-lo. E muitas pessoas vinham até o alto monte para ver o pêssego gigante. James não podia nem chegar perto durante o dia, pois as tias o prenderam dentro do seu quarto. Entretanto, à noite deveria ir até lá ajuntar o lixo deixado pelos curiosos.

E qual não foi sua surpresa ao se deparar com alguns bichinhos que tinham crescido tal qual o pêssego! Dentro da tal fruta gigante estavam uma minhoca, um gafanhoto, uma centopeia, uma joaninha, um bicho-da-seda, uma aranha e um vagalume. E ele entrou na portinhola que havia no caroço e logo fez amizade com esses seres mágicos. 

De repente, perceberam que a fruta estava rolando morro abaixo em direção ao mar. James e os bichinhos ficaram apavorados. A fruta caiu no mar e eles não sabiam o que fazer; achavam que a fruta iria afundar. Porém, o pêssego seguiu boiando até chegar em alto mar. Ali, perceberam que algo cutucava no pêssego, A aranha foi escalada para se dependurar em um de seus fios para ver o que era. E ela viu tubarões tentando arrancar pedaços daquela fruta tão apetitosa.

E os ‘habitantes’ do pêssego tiveram que bolar um plano para sair dessa enrascada, caso contrário poderiam perder as suas vidas. A aranha e o bicho-da-seda começaram a tecer seus fios e com eles, James laçou gaivotas que estavam sobrevoando o pêssego às centenas e elas os carregaram para longe. E assim tiveram uma aventura e tanto. Passaram por vários perigos, mas também tiveram visões de tirar o fôlego. E na terra onde pousaram, uma nova e fascinante vida os esperava.

A história tem uma versão cinematográfica que encanta as crianças.  O livro tem em sua diagramação parágrafos curtos, escritos com uma letra grande e ilustrações em preto bastante interessantes feitas por Quentim Blake. A história dividida em 39 capítulos tem partes bastante dramáticas, porém é bem envolvente. Vale a pena ler o livro.

O livro A fantástica fábrica de chocolate tem resenha neste blog. Acesse-a pelo link https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com/2019/04/72-resenha-do-livro-afantastica-fabrica.html.

DLL  outubro -3º- Um livro indicado por um amigo

Um comentário:

  1. Achei a história super interessante. Ótima resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...