domingo, 7 de junho de 2020



#RESENHA Nº 139 

#LIVROS

TÍTULO DO LIVRO: A VOZ DO SILÊNCIO, volume 2

AUTOR: YOSHITOKI OIMA

TRADUÇÃO: SAYURI TANAMATE

EDITORA: NEW POP

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014

NÚMERO DE PÁGINAS: 194

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA INFANTO-JUVENIL


A autora nascida em 1989 é a terceira filha de uma mulher que trabalha como intérprete da língua de sinais do que surgiu um dos temas desta obra. Em 2009, publicou seu primeiro mangá intitulado Mardock scramble, que é a adaptação de um romance escrito por Tow Ubukata. Yoshitoki tem quatro obras publicadas e já recebeu diversos prêmios.

O livro é um mangá, ou seja, uma história em quadrinhos de origem japonesa. Os mangás têm uma particularidade: são lidos da esquerda para a direita. Sendo assim, aquilo que parece ser a capa, é, na verdade, a contracapa. Aparentemente, inicia-se a leitura no fim indo para o começo. Desde a década de 1950, o mangá se tornou uma parte importante da indústria editorial japonesa, com alto faturamento..

. Este mangá apresenta como tema principal o bulliyng, prática de atos repetitivos de humilhação, xingamentos chegando até à agressão física feita de uma pessoa ou grupo de pessoas para outra pessoa ou grupo de pessoas. Geralmente, o alvo é um indivíduo somente. É o volume 2 de uma série de sete mangás e está impresso em preto e branco. Esta série de mangás ganhou vários prêmios pelo mundo afora chegando, inclusive, a ser adaptada com grande sucesso para o cinema em 2016.

É minha primeira experiência com mangás e este já é o segundo volume da série (e eu não li o primeiro). Mesmo assim, deu para entender que no primeiro, (os cinco primeiros capítulos da série toda) uma das personagens foi vítima de bulliyng por um colega de classe quando estavam no sexto ano porque é surda e poucos entendiam sua comunicação feita através da língua de sinais. E neste volume (do capítulo 6 até o 14), os personagens já estão no final do Ensino Médio.

Sendo assim, o rapaz Shouya, agora mais maduro, quer se retratar com a garota a quem tanto humilhou que ela resolveu mudar de escola, mas como não conhece bem a língua de sinais, encontra certa dificuldade em se fazer entender pela moça Shouko. Inscreve-se inclusive, numa escola de idiomas para aprender essa língua e, assim, conseguir passar sua mensagem de paz à garota. Várias coisas acontecem e o garoto vai ser posto à prova perante seus amigos, sofrendo ele mesmo, aquilo que impôs à protagonista em outros tempos.

Uma história repleta de emoções que comovem seus leitores pelo mundo afora.

Para quem gosta de histórias em quadrinhos é uma ótima pedida.


DLL- 2º JUNHO- História em quadrinhos ou graphic novel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...