sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

 


#RESENHA Nº 172

#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: O PERFUME: HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

AUTOR(A): PATRICK SUSKIND

TRADUÇÃO: FLÁVIO R. KOTHE

EDITORA: RECORD

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014

NÚMERO DE PÁGINAS: 309

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA


                O autor alemão, primeiramente, publicava contos. Mais tarde, com o estudo apurado sobre a história medieval e moderna surgiu o primeiro romance que o lançou ao rol da fama. Seu livro de estreia vendeu tanto a ponto de ser considerado um best-seller. Foi publicado em formato de folhetim e, em 1985, em formato de livro. Foi transformado em filme em 2006.

Escreveu também roteiros de peças teatrais como O CONTRABAIXO que foi encenada inúmeras vezes tanto na Alemanha quanto na Suíça e na Áustria.

O cenário deste romance é a Paris do século XVIII. 1738 é o ano em que, no meio de uma barraca de peixe, nasceu Jean Baptiste Grenouille. Era filho ilegítimo, sendo assim sua mãe não poderia ficar com ele, pois isto era considerado crime. Ela tentou disfarçar seu nascimento, mas foi descoberta e morta.

Grenouille foi entregue a uma ama de leite e, mais tarde, rejeitado por ela porque não tinha cheiro. Adolescente, foi obrigado a trabalhar para ter o que comer. Fez os piores trabalhos num curtume. Ele não se incomodava com isso; trabalhava com dedicação. Manifestou mais tarde o desejo de ser aprendiz de perfumista. Tinha um olfato apuradíssimo. E surpreendeu tanto a Baldini, seu mestre, que este lhe dava total liberdade para criar perfumes, os mais delicados e caros que já existiram, embora não levasse fama nenhuma por isso.

Mesmo assim, ele trabalhava com enorme satisfação.
Ambicionava ser livre para poder criar o perfume dos seus sonhos, feito com os odores mais preciosos que ninguém jamais soubera ou ousara extrair. E ele tentava incansavelmente, mas para isso tornava-se, dia após dia, um ser abominável.

Um romance impactante, que choca pelas ações do pequeno grande homem. Um homem sem escrúpulos, mas por outro, era tão doce, tinha uma alma muito sensível. Tratava as mulheres como deusas, para tirar delas a sua essência.

Vale muito a pena ler esse livro.

 

DLL- DEZEMBRO - 5º - UM LIVRO DE UM AUTOR ALEMÃO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...