sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

 #RESENHA Nº 176

#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: LADRÃO DE CADÁVERES

AUTOR(A): PATRÍCIA MELO

EDITORA: ROCCO DIGITAL

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2010

NÚMERO DE PÁGINAS: 179

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

 

            A autora paulista Patrícia Melo é formada em Letras; é roteirista, dramaturga e artista plástica. Publicou muitos livros entre romances e roteiros para cinema, teatro e televisão. Seu primeiro livro ACQUA TOFFANA foi publicado em 1994. Ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001 com o romance INFERNO e o Prêmio Deutscher Krimi no ano de 2014 na categoria Internacional com o livro LADRÃO DE CADÁVERES; livro este inspirado pelo livro do mesmo nome do famoso Robert Louis Stevenson. Insere-se na categoria de literatura policial brasileira.

            Neste livro, narrado em primeira pessoa, temos um protagonista inescrupuloso, que num lance inesperado, estando à beira do rio Corumbá, em pleno Pantanal mato-grossense, depara-se com a queda de um avião de pequeno porte bem na sua frente.

            Como o rio era raso por ali, ele foi até lá, verificou o pulso do rapaz e percebeu que ele estava morto. Arrastou-o para o barranco do rio e voltou para a aeronave para ver o que tinha lá. Deparou-se com um pacote de drogas e levou-a consigo junto com alguns outros pertences.

            Por ter roubado aquele cadáver e pela natureza do produto roubado, não teve coragem de contar para ninguém o ocorrido; mesmo assim, logo ficou sabendo que a vítima era filho de um dos mais ricos fazendeiros da região e que estavam todos desesperados atrás do paradeiro dele.

            Um fato inesperado acontece quando o jovem é contratado para ser o motorista da mãe de Júnior, o piloto morto. Ele deve levá-la onde ela quiser ir e isso os torna próximos. A mulher se afeiçoa a ele e o protagonista, durante suas crises de consciência, pensa em revelar tudo a ela. Porém a ganância e o senso de impunidade o mantém firme na sua posição. E, mais tarde, ele resolve se aproveitar ainda mais dessa situação.

            A trama principal é o envolvimento do rapaz com o tráfico de entorpecentes. Primeiro, ele encontrou alguém para vender a droga que ele roubara de Júnior. Depois, seus ‘clientes’ queriam mais. E a certeza da impunidade o atraiu para a prática de mais crimes e mentiras, o que acabou levando ao envolvimento de outras pessoas e o deixava cada vez mais na corda bamba.

            Um livro com uma trama diferente de tudo o que já li. Suspense do começo ao fim. Ganância, sexo, crime, corrupção, mentiras, impunidade são alguns dos temas presentes na história. O final é bem diferente do que eu esperava, mas condizente com a trama.

 

 

DLL- fevereiro- De literatura nacional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...