domingo, 1 de abril de 2018

19 - Resenha do livro O LIVREIRO DE CABUL

ASNE SEIERSTAD, EDITORA BESTBOLSO, 2009, 277 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro é um documentário no qual a autora escreve um pouco como vivem as famílias do Afeganistão depois de ter tido a autorização do patriarca Sultan Khan (nome fictício) para conviver com sua família durante três meses. Ela conta principalmente sobre as mulheres as quais vivem sob o domínio completo dos homens da família: do pai ou marido ou, na ausência destes, dos irmãos mais velhos. E muitas vezes eles se comportam como tiranos. 

As mulheres são tratadas como mercadorias e não podem nem mesmo sair desacompanhadas para lugar nenhum e se o fizeram, podem ser banidas do convívio da família relegadas até mesmo a passar fome. As que são casadas são valorizadas de acordo com o número de filhos homens que têm. As solteiras não podem nem pensar em se apaixonar, pois seus maridos serão escolhidos pelos pais.

Fala também sobre a miséria e a fome pela qual passa o povo depois de guerras devastadoras. É um retrato da vida daquela família que até viva bem, visto que o patriarca era bem de vida, pois tinha três livrarias. Porém a maior parte do povo vive a pão e água quando os têm.


Aprendizado é sempre bom e esse livro nos traz bastante aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...