domingo, 10 de março de 2019

65- Resenha dos livros da trilogia ELIXIR
HILARY DUFF e ELISE ALLEN, EDITORA MODERNA

1º LIVRO ELIXIR
TRADUÇÃO OTÁVIO ALBUQUERQUE, 2011, 280 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

A autora é atriz de cinema e de televisão e cantora norte-americana tendo feito muito sucesso nessas duas atividades e, pelo que consta, sua única experiência na literatura foi com a trilogia Elixir escrita e colaboração com Elise Allen.

A presente obra é um romance misturado com fantasia e foi escrito em primeira pessoa. É um livro com temática para leitores adolescentes.

Nele, a protagonista Clea, uma jovem de 17 anos, filha única da senadora Victoria Weston, que pouco contato tem com a mesma e é órfã do pai Grant Raymond que desapareceu no Brasil de uma forma muito misteriosa se mete em uma situação bastante complexa. Tem na amiga Rayna uma confidente inseparável.

Ela é fotógrafa e começou a perceber em suas fotos, sombras em contorno de vultos e depois, de forma mais clara, a figura de um homem jovem. Analisando suas fotos mais antigas, percebeu que sua presença pode ser notada em todas as fotos tiradas por ela desde sempre. Ela resolveu contar isso a Ben, seu amigo mais próximo que também trabalhava para a família a bastante tempo. Ben então revelou a ela que havia sido contratado por seu pai exatamente por causa disso e para sempre protegê-la nos momentos de perigo. Mostrou fotos de desde o seu nascimento em que o pai havia percebido isso. Nunca revelara nada à mãe porque ela, com certeza, riria das suas suposições.

Ela descobre com a ajuda de Ben que essas imagens que aparecem nas fotos dela estão relacionadas com a procura do elixir da vida. Sobre esse assunto, seu pai tinha inúmeras pesquisas realizadas porque havia descoberto pistas concretas sobre a existência de frascos nos quais supostamente o tal elixir havia estado armazenado quando estava trabalhando no Brasil durante uma missão humanitária como médico.

Clea é atraída para o Rio de Janeiro também para um trabalho como fotógrafa no Carnaval. Ben foi com ela e ali eles descobrem muitas coisas juntos durante as inimagináveis situações com as quais se defrontam depois de conhecerem Sage, sua alma gêmea. Com ele, Clea havia vivido um grande amor em quatro vidas passadas e, aparentemente, em todas elas, a moça tivera uma morte trágica e o risco disso acontecer novamente, era grande.

Muita aventura, envolvimento amoroso são ingredientes potentes para segurar a atenção dos leitores e atraí-los para ler o segundo livro da trilogia.

Links para a compra:




2º LIVRO DEVOTED – DEVOÇÃO
TRADUÇÃO OTÁVIO ALBUQUERQUE, 2012, 317 páginas


O segundo livro da trilogia tem capítulos alternados entre duas personagens: Clea e Amélia, um ser que junto com seus pais e o avô também tinham tido acesso ao elixir da imortalidade. No início do livro, os capítulos são longos, mas conforme a história vai sendo encaminhada ao clímax, eles vão ficando mais curtos mostrando toda a tensão entre as duas personagens chave.

Amélia e seus familiares têm poderes de estar em vários lugares ao mesmo tempo, de se materializar ou simplesmente, invadir a mente de outras pessoas mortais ou não e durante seus relatos, fica-se sabendo que embora tenham o dom da imortalidade, não têm o da juventude. Sendo assim, seus corpos vão envelhecendo, adoecendo e chegam até o fato de não conseguirem mais se locomover fisicamente. Entretanto, conseguem, com muito treino, movimentar a mente, estudar, etc. E assim, descobriram que se Sage morresse em uma noite de lua cheia, à meia noite, esfaqueado com uma adaga específica e seu sangue fosse coletado em um recipiente de prata pura, seria transformado em elixir que poderia ser consumido pelos mortais que assim obteriam a vida eterna e pelos já imortais para que eles rejuvenescessem. Atrair Sage para esse ritual é o mote desse livro. Clea é atraída pelos dois grupos rivais -Vingança Maldita e Os Redentores - a levar Sage até o lugar onde perderia o dom da imortalidade deixando então de ser sua alma gêmea.

Muita ação e aventura é o que esse livro nos traz e deixa uma ponte estrategicamente construída para que o leitor queira ler o terceiro livro.

Links para a compra:






3º LIVRO TRUE - A VERDADE


TRADUÇÃO YUKARI FUJIMURA, 2013, 264 páginas

No terceiro livro da trilogia, a meta é conseguir com que as almas de Sage e de Nico convivam em harmonia no corpo que habitam em conjunto ou que uma das almas siga seu caminho deixando o corpo mortal para a outra alma. Para isso, seguem pistas indicadas por pessoas imortais ou não e nas pesquisas que Ben faz em bibliotecas e na internet.

Os jovens se metem numa tremenda confusão ao entrarem em contato com pessoas que coordenam uma clínica em que supostamente tratam da alma para que ela viva em paz ou deixe o corpo que habita para que outra alma se apodere dele e torne seu único portador, uma pessoa feliz. E só percebem que é puro charlatanismo quando Magda, uma imortal que conhecia a história de Sage, aparece lá e fala com Clea dando-lhe pistas de onde poderiam realmente fazer o que precisavam para que Sage, agora mortal e habitando o corpo de Nico, pudesse viver em paz. Ben e Rayna estão sempre por perto ajudando no que podem e é justamente Rayna quem descobre o que Ben realmente pretende ao colaborar com a libertação de Sage. 

Em alguns capítulos deste volume, a voz que conta a história sob o seu ponto de vista é Rayna.

            Uma trilogia com muita ação e fantasia. A sede de terminar logo a leitura dos três livros só acontece com o ponto final da história.

            O livro tem uma diagramação ótima para uma leitura rápida. Letra grande e espaçamento entre linhas considerável.

            Um prato cheio para quem gosta do gênero.

Links para a compra:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...