quinta-feira, 25 de junho de 2020


#RESENHA Nº 142 

#LIVROS

TÍTULO DO LIVRO: CORAÇÕES QUEBRADOS



AUTOR: SOFIA SILVA

EDITORA: VALENTINA

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2018

NÚMERO DE PÁGINAS: 342

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA



Sofia é uma portuguesa nascida em Vila Nova de Gaia. É professora formada para lecionar no primeiro ciclo do Ensino Básico. Adora poesia e literatura de modo geral. Inspira-se no poeta Pablo Neruda. Em 2014, aventurou-se no universo da escrita publicando Sorrisos quebrados através da plataforma Wattpad o qual obteve grande sucesso no Brasil. Em seguida, publicou a obra de maneira independente, na Amazon, na versão digital. Em 2017, publicou-o no formato físico durante a Bienal do Livro no Rio de Janeiro. Em Portugal, seus livros são publicados pela Editora Presença que resolveu publicar seu livro devido ao grande sucesso alcançado em nosso país.

Este é o segundo livro da série Quebrados. O primeiro é Sorrisos quebrados, o terceiro é Destinos quebrados e o quarto que ainda não foi lançado será Heróis quebrados cujo foco são histórias sobre violência doméstica, deficiência física e abuso sexual.

O livro conta a história de Emília, uma jovem que está numa ótima fase da sua vida: de bem com seus pais e irmãos e noiva de Lucas que já a pediu em casamento, mas uma tragédia se abate sobre sua vida. Num acidente ela perde, não só toda a sua família como algo a mais. Durante a leitura o leitor vai entendendo que o que ela perdeu nunca mais conseguirá reaver, ou seja, ela vai ter de aprender a viver com a sua falta e isso está sendo muito doloroso. Por causa da depressão em que está envolvida, já tentou o suicídio, pois não encontra sentido na sua vida.

            É aí que ela conhece Diogo. Ele também sofreu perdas durante um ataque terrorista no Afeganistão visto que era soldado e, apesar de estar tendo dificuldade para superar essas perdas, elas não o deprimem tanto quanto o sofrimento de Emília faz com ela.

O relacionamento dos dois inicialmente é virtual porque ele mora em Portugal e ela, no Brasil. Seus psicoterapeutas lhes oferecem seus contatos para que os dois tentem se ajudar a superar seus traumas. A princípio, nenhum dos dois consegue se abrir, porém, aos poucos, um vai começando a sentir falta das mensagens diárias do outro; já anseiam pela hora em que mantêm contato. Sem mais nem menos, as mensagens escritas já não os satisfazem mais e eles usam as vídeo-chamadas para poderem também se ver e conhecer a voz um do outro.

O sentimento entre os dois vai se transformando. Diogo viaja para São Paulo e o contato físico vai mostrar-lhes que já não podem mais viver um sem o outro. Contudo, alguns fantasmas do passado ainda estão entre eles e eles precisam fazê-los desaparecer.

O livro também traz outros personagens com traumas similares que são tratados pelos psicoterapeutas na clínica onde Emília está desde que o acidente aconteceu.

O livro tem uma apresentação muito bonita com figuras em verniz na capa onde está estampado o rosto de uma mulher. A diagramação é chamativa, as páginas são de uma cor amarelada, bem agradável para a leitura.

O romance dividido em 46 capítulos tem partes bastante dramáticas, porém é bem envolvente. É uma história de superação.

Vale a pena ler o livro.

DLL  JUNHO -5º- Um livro de autor português




Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...