segunda-feira, 7 de setembro de 2020


#RESENHA Nº154
#LIVROS


TÍTULO DA TRILOGIA: O PRÍNCIPE GATO E A AMPULHETA DO TEMPO

AUTOR(A): BENTO DE LUCA

EDITORA: NOVO SÉCULO

EDIÇÃO: 2ª

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2013

RECOMENDAÇÃO: INFANTO-JUVENIL

Os autores são paulistas. Marcelo Siqueira Silva, nascido em 1987, é formado em Naturopatia e Gustavo Costa de Almeida Siqueira, nascido em 1986, é formado em Gestão Ambiental. Juntos, criaram essa história e também o pseudônimo de Bento de Luca.

Por nove anos, escreveram várias histórias e contos e, em 2009, decidiram iniciar um projeto mais ambicioso: esta trilogia. Numa linguagem simples, cheia de humor, os autores vão revelando uma história fantasiosa, com personagens com características distintas, mas muito gostosa de ler.

O PRÍNCIPE GATO E A AMPULHETA DO TEMPO- LIVRO 1
NÚMERO DE PÁGINAS: 336 PÁGINAS

Este é o primeiro livro de uma trilogia. Escrita em primeira pessoa com capítulos alternados entre as personagens principais. Tem como protagonista o irônico Príncipe Gato. Ele apareceu em São Paulo, saído de um buraco de minhoca vindo de um mundo paralelo chamado Marshmallow no qual ele é um príncipe e como tal, precisou se deslocar àquele lugar para encontrar a ampulheta do tempo a qual vai ser necessária para salvar seu mundo da destruição.

Ele encontra em Hugo um aliado. Hugo, um homem solitário e que está deprimido por causa de uma doença que o acomete. O novo amigo se joga de corpo e alma nessa aventura ajudando o Príncipe Gato a cumprir essa importante missão.

No entanto, seres malignos de Marshmallow também estão atrás da ampulheta, pois ela representa poder. Hugo e o Gato falante, durante a procura do objeto precioso, deparam-se com Eleanor- um rato que fala e pensa mais e melhor do que muitos humanos e que fora criado por um pesquisador que conhecia aquela terra como a palma de sua mão. Mas seu criador está morto. Eles procuram pelo filho do pesquisador, que também desaparece antes de poder ajudá-los com pistas. Então, os três vão ter de encontrar a ampulheta sozinhos e Hugo precisa lidar o tempo todo com a ironia e a soberba do Príncipe Gato.

Uma aventura bastante dinâmica que em nenhum momento, o leitor quererá abandonar.

O PRÍNCIPE GATO E A FLOR-CADÁVER- LIVRO 2
NÚMERO DE PÁGINAS: 384 PÁGINAS

Este é o segundo livro da trilogia O PRÍNCIPE GATO E A AMPULHETA DO TEMPO.

           Concluída a missão na terra dos humanos na qual o príncipe gato teve de encontrar a ampulheta do tempo e virá-la para que seu mundo –Marshmallow – pudesse continuar existindo, neste livro, o herói está de volta ao seu mundo, porém está muito desolado porque o preço pago por conseguir o que queria foi muito caro. Seu amigo Hugo, responsável em grande parte, pelo sucesso de sua missão, teve sua alma aprisionada em um boneco de pano.

Ele o levou consigo na esperança de que pudesse restituir a vida ao seu corpo, mas, para isso, ele precisaria encontrar a flor-cadáver. Mas isto não era uma tarefa fácil. Mesmo porque, ao chegar à sua terra, teve que enfrentar vários outros problemas. O principal deles era a guerra do seu povo contra os feiticeiros. Entretanto, vários outros personagens o ajudariam nessa árdua tarefa: seu grande amigo Eleanor, a felina guerreira com seu pássaro-veículo, o fauno Lian, um cavalo de pau e até mesmo o arqui-inimigo dos felinos, Thomaz Mapache.

Teve ajuda também – indiretamente- da sábia guerreira felina que estava abdicando da sua coroa em favor de uma nova líder e de Chasmalin – uma ursa panda gigante cujo único objetivo era a paz. O príncipe gato precisava apenas desvendar a charada que ela lhe transmitira: “O traidor se tornará se maior aliado. E um aliado será tomado pelas trevas. As trevas transpassarão as fronteiras. E as fronteiras serão forçosamente seladas. O renascimento determinará o desfecho da guerra. E o sacrifício pelo grande amor fundirá nossas terras.”

Esse gato atrapalhado, orgulhoso e sem-noção nada conseguirá sozinho. O livro tem uma trama muito bem construída e, embora o ambiente seja totalmente fantasioso, as ações das personagens são bastante coerentes. Uma aventura bastante interessante, bem-humorada e que, com certeza, atrairá leitores de todas as idades para ler o terceiro livro.

O PRÍNCIPE GATO E A ARMADA DA NOITE- LIVRO 3
NÚMERO DE PÁGINAS: 352 PÁGINAS

Na terceira e última aventura do príncipe gato, contamos com mais um colaborador: é o coelho mágico Lino.

Nela, eles - o príncipe gato, Hugo, a guerreira Kyra, o cavalo de pau Estanistau, o guaximim Thomas Mapache, o rato Eleanor e Lino - vão ter que voltar a São Paulo a fim de buscar dois amuletos que juntos vão garantir a volta da harmonia em Marshmallow.

Eles não sabem como, mas, ao serem transportados do seu mundo para o mundo dos humanos, chegam ao Rio de Janeiro, no Cristo Redentor mais precisamente. Lá, deparam-se com um objeto e Hugo (que agora está no corpo de um felino embora suas lembranças estejam intocadas) sente que deve levá-lo consigo, pois traz uma mensagem que parece ter sido escrita para ele.

Há outros mistérios que precisam ser resolvidos e, nisso o rato sábio dá um show e a panda Chasmalin apela sempre para a coragem do grupo fazendo-os refletir com esta fala 'Vocês saberão o que fazer, quando o momento chegar e não devem nunca subestimar sua inteligência e coragem.'

A profecia que não foi desvendada completamente no livro 2, volta com força para que concluam sua missão de paz entre os dois mundos.

Um livro repleto de aventura e bom humor no qual os personagens, tal qual numa fábula, no trazem vários ensinamentos como o valor da honestidade e da união.



Vale a pena ler a trilogia.

DLL- SETEMBRO- 2º- UM LIVRO COM ANIMAL PROTAGONISTA



Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...