sexta-feira, 25 de setembro de 2020


#LIVROS

TÍTULO DO LIVRO: A GAIOLA DE OURO


TRADUÇÃO: FERNANDA AKESSON

EDITORA: ARQUEIRO

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2020


NÚMERO DE PÁGINAS: 320

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

A autora nasceu em Fjällbacka, na Suécia onde ela ambienta a maioria dos seus livros. Até 2003, trabalhava como economista. Com o lançamento do seu primeiro livro A princesa do gelo, passou a se dedicar somente à literatura. O gênero mais presente em seus livros é o policial. Tem várias das suas obras adaptadas para o cinema. Trabalha também em um projeto de investimento que aposta em produtos voltados para as necessidades das mulheres tendo como base as políticas de igualdade de gênero. E a autora trouxe um pouco desse projeto para dentro da história desse livro.

Neste livro, a história fala de Faye. Ela não conclui a faculdade que iniciou, porém tinha mais conhecimento que muitos formados; até mesmo que o galanteador Jack. Mas, assim que se casa com ele e o ajuda a erguer uma empresa que obtém um grande sucesso, o marido a afasta dos negócios mantendo-a por perto para exibi-la como um troféu por sua beleza. Ela se manifesta contrária a essa ideia, porém ele insiste em dizer que os negócios não são para mulheres. Esse comportamento machista ela já conhecia muito bem, pois seu pai era um tirano e todos a sua volta sofreram muito com isso.

Ela se sente como numa ‘gaiola de ouro’: bilionária, com um marido bonito, jovem, bom de cama; tem uma filha linda... mas se sente vazia, uma inútil.

Sua vida mudou completamente num dia em que descobriu que estava sendo traída. Ele a expulsou de sua vida deixando-a sem nada. Entretanto, mulher inteligente e de brios, prometeu que acabaria com ele e seu ódio por ele aumentou mais ainda por causa de uma descoberta que fez quando estava fingindo ser mulher-objeto para concretizar sua vingança.

No decorrer do livro, há capítulos intercalados narrando o presente e o passado da protagonista. Os do passado são muito importantes para entender os gatilhos que vão tornando Faye no que ela é; justificando, de certo modo, as atitudes dela no presente.

Apesar de ter achado Faye muito submissa, principalmente na primeira parte do livro, e de Jack se deixar enganar seguidas vezes por ela sem mudar de comportamento, são características que foram um pouco tolas, que não condizem com as outras qualidades deles; mesmo assim considero que o livro tem uma história que mantém a atenção do início ao fim.

Vale a pena ler o livro.

DLL- SETEMBRO- 5º- UM LIVRO DE AUTOR(A) SUECO(A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...