quarta-feira, 24 de março de 2021

 #RESENHA Nº 181

#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: O CONSTRUTOR DE PONTES

AUTOR(A): MARKUS ZUSAK

TRADUÇÃO: STEPHANIE FERNANDES E THAÍS PAIVA

EDITORA: INTRÍNSECA

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2018

NÚMERO DE PÁGINAS: 524

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

 

         O escritor australiano é o renomado autor do best seller A menina que roubava livros. Tem vários outros livros de sucesso publicados, mas nenhum superou aquele que foi traduzido para mais de 40 idiomas.

Cheio de metáforas, o livro fala de alguém construindo uma ponte (Clay e seu pai), mas que pode ser entendido como Clay construindo uma ponte entre o pai e os cinco filhos abandonados após a morte da esposa e mãe. Ou ainda de uma ponte que separa a vida com a pessoa amada com aquela iniciada após a morte dessa pessoa.

O livro fala também sobre como os integrantes da família Dumbar trataram o luto. A mãe – Penélope - morre de câncer depois de viver um grande amor com Michael. Da união nasceram cinco filhos homens, cada um com suas particularidades e cada um vivenciando o luto de uma forma diferente. O pai não conseguiu dar aos filhos o que precisavam na parte emocional e acovardou-se indo embora, deixando-os atirados à própria sorte. Os filhos, embora bastante jovens, foram se virando conforme conseguiram. A presença de cinco animais de estimação vai suprindo a falta de afetividade vivida com a ausência dos pais.

O livro tem capítulos curtos o que torna a leitura rápida. A narrativa traz capítulos alternados entre o passado do casal e o presente desde o momento em que o pai retorna à casa dos filhos. Ele quer refazer os laços com eles, entretanto é repelido pelos filhos. Quem os surpreenderia enfrentando mais este desafio, mostrando que o caminho para a felicidade é o perdão, seria Clay – o quarto dos meninos Dunbar.

Uma leitura pesada, cheia de poesia. Frases curtas, de impacto. Foi preciso insistir na leitura para concluí-la. Entretanto não é ruim. Vale a pena cada lina.

 

DLL- março- Que ganhou de presente

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...