sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

 #RESENHA Nº 214


#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: AMERICANAH

AUTOR(A): CHIMAMANDA NGOZI ADICHIE

TRADUÇÃO: JULIA ROMEU

EDITORA: COMPANHIA DAS LETRAS

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014

NÚMERO DE PÁGINAS: 520

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

 

Chimamanda é a mais aclamada autora nigeriana da atualidade e não é por menos: seu estilo é único. Atrai-nos para a leitura de tal forma que lemos as 520 páginas desse livro rapidamente saboreando-as uma a uma. Podemos aprender muitas coisas sobre a cultura nigeriana.

Foi eleito um dos dez melhores livros pela NYT Book Review. Ficou por mais de seis meses na lista dos best-sellers. Vencedor do prêmio do National Book Critics Circle Away.

A história é ambientada, em parte, em Lagos na Nigéria e, em outra parte, nos Estados Unidos. Ifemelu vive seu grande amor com Obinze. Por causa dos tempos difíceis que o país africano enfrenta, a protagonista vai em busca de uma oportunidade para estudar no continente americano. Lá, ela conhece a faceta do preconceito, da desigualdade entre os gêneros e da discriminação por não ser natural daquele país. Destaca-se no meio acadêmico e também com seu blog cujo tema é o racismo.

Nessas idas e voltas, a mulher nunca se esqueceu de seu namorado da adolescência o qual busca em cada um dos homens com quem se relaciona. Em sua volta para a terra natal, o reencontro com Obinze é inevitável e mexe com suas estruturas.

É um livro necessário. Vale muito a pena.

 

DLL- FEVEREIRO- LIVRO ESCRITO E PROTAGONIZADO POR UMA MULHER NEGRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...