domingo, 4 de março de 2018

14- Resenha do livro A OUTRA FACE


DEBORAH ELLIS, EDITORA ÁTICA, 2012,  127 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro conta a triste história de Parvana, uma adolescente, filha de um ex-professor, mas que teve sua vida transformada por causa da guerra no Afeganistão. Faziam parte da família, o pai que havia perdido uma perna num bombardeio, mas mesmo assim, trabalhava para sustentar a família como podia. A mãe e a irmã Nooria, de 16 anos, que segundo a tradição religiosa do lugar, só poderiam sair acompanhadas de um homem adulto (marido, pai, filho ou irmão) a irmãzinha Marian e o irmãozinho Ali que ainda era bebê.

O pai não poderia servir ao exército como soldado, porém foi preso sem direito a nada. A mãe, então, entrou em depressão profunda com o desaparecimento do marido e foi Parvana que conseguiu, a partir daí, o sustento de todos, assumindo a personalidade de Cassim, o irmão mais velho, morto na guerra. Cortou seus cabelos, vestiu-se com as roupas do irmão e, na companhia de Schauzia, outra garota na mesma situação, saía todos os dias para vender objetos no comércio do vilarejo chegando a ponto de vender ossos humanos desenterrados de um cemitério.

Até que um dia, sua vida muda para sempre.

Um livro emocionante que nos faz refletir sobre a nossa vida; de como somos felizes e não damos o devido valor.



 A VIAGEM DE PARVANA – MAIS HISTÓRIAS DE UMA GAROTA AFEGÃ

DEBORAH ELLIS, EDITORA ÁTICA, 2012,  142 páginas



RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

A história deste livro é a continuação do livro “A outra face”. Nele, Parvana continua a sua sofrida jornada.

No final do primeiro livro, Nooria se casa e leva consigo a mãe e os irmãos menores, mas não pôde levar Parvana que vivia como Cassim. Ela ficou também para que o pai, que havia sido preso pelo Talibã, ao voltar para casa, encontrasse alguém. Acontece então, que ela fica sabendo que o pai está morto e parte em busca da mãe e dos irmãos.

Durante a viagem, ela encontra um bebê cuja mãe está morta a seu lado e o leva consigo o que lhe dificulta a viagem, mas ela nem cogita abandoná-lo à própria sorte. Depois encontra também um menino que perdera uma perna num ataque de lobos. Encontra ainda uma menina que tinha como lar uma caverna e cuidava de sua avá idosa. Como a menina tinha um estoque considerável de mantimentos, os três permaneceram ali até que houve um bombardeio e seu lar foi destruído matando a avó da menina.

Saíram agora as quatro crianças em busca de alguém que pudesse ajudá-las dando-lhes ao menos comida. Andaram até chegarem a um grande acampamento de refugiados onde grandes surpresas aguardam por Parvana.

Um livro escrito em 21 capítulos curtos, mas nem por isso, menos emocionantes. Uma história que nos faz refletir sobre a importância da paz entre os povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...