domingo, 5 de maio de 2019

73- Resenha do livro SE HOUVER AMANHÃ


SIDNEY SHELDON, TRADUÇÃO A. B. PINHEIRO DE LEMOS. 

46ª EDIÇÃO,  EDITORA RECORD, 2016,  508 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

Sidney Sheldon teve sua obra traduzida para mais de 51 idiomas, sendo assim, é um dos autores mais lidos do mundo. Publicou, ao todo, dezoito romances – e todos alcançaram a lista dos best sellers do jornal The New York Times com mais de 300 milhões de cópias vendidas e com este livro não foi diferente visto que em 2016 já estava na 46ª edição. Enveredou também pelo mundo do cinema produzindo roteiros tendo criando também as séries ‘Jeannie é um gênio’ e ‘Casal 20’.Se houver amanhã” ganhou uma mini-série em 1986.


Este romance americano inicia falando de Tracy, uma jovem que tinha um emprego promissor em um banco conceituado, prestes a se casar com Charles, um jovem e excelente partido de quem estava grávida.

Numa noite como outra qualquer, ela recebe um telefonema da mãe, mas por causa da imensa felicidade que ela mesma estava sentindo, não consegue perceber o desespero dela. A mãe ligara para se despedir de sua filha e da vida. Estava endividada até o pescoço por ter sido vítima de um espertalhão que lhe prometera mundos e fundos.

De madrugada, recebera outro telefonema através do qual a polícia pedia que ela viesse até onde sua mãe morava porque esta havia se suicidado e precisavam de alguém para tomar as providências necessárias para o reconhecimento do corpo e o enterro. Ela resolvera não avisar ninguém, pois imaginara que em poucos dias estaria de volta. Logo após os procedimentos legais junto à polícia, encontrou-se com um antigo funcionário da empresa dos pais e amigo da família para ver se ele sabia de algo que justificasse a tragédia. E ele sabia. Contou a ela tudo o que sabia sobre o sabichão que passara a perna na mãe e do quanto esta ficara desesperada por não conseguir mais honrar seus compromissos.

Tracy prometeu a si mesma que isso não ficaria impune e foi comprar uma arma para tirar essa história a limpo ameaçando o tal homem para que ele devolvesse o dinheiro roubado da empresa de sua mãe. Mas o improvável aconteceu e ela acabou dando um tiro no cara sendo assim acusada de tentativa de assassinato e ainda de roubar um famoso quadro do qual ela nem tomara conhecimento.
Sem julgamento, foi considerada culpada e encaminhada à prisão e lá sofreu horrores desde o primeiro dia perdendo o bebê que esperava. Charles, que ela esperava que a ajudasse, virou-lhe a cara assim que soube da prisão dizendo que isso seria um escândalo para sua família se viesse à tona.

Na segunda semana na prisão, após uma semana na solitária, ela resolveu que sua estadia naquele lugar seria o mais breve possível passando a se comportar de forma exemplar e logo passou a ser assistente de cozinha sendo protegida por Ernestine (outra presa, mas que era líder entre elas) e, mais tarde, tornou-se babá da filha do diretor do presídio. Pensava todos os dias em sair daquele inferno  e quando estava tudo planejado nos mínimos detalhes, a filha do diretor caiu dentro de um lago e ela se sentiu na obrigação de salvar-lhe a vida mesmo não sabendo nadar. E foi isso que a tornou uma espécie de heroína e fez com que conseguisse sair da cadeia sem precisar se tornar uma foragida.

Sentira-se tão livre que nem conseguira dormir nos primeiros dias fora dos muros do presídio e pensava noite e dia nas pessoas de quem queria se vingar. Ela procurou desesperadamente um emprego, mas ninguém queria contratar uma ex-presidiária. Então começou sua nova vida: tornara-se uma ladra profissional. Tinha modos para roubar de uma forma que não deixaria nem pistas dos seus roubos e assim, um por um, foi se vingando das pessoas que tinham levado sua mãe ao túmulo.

Ao terminar de eliminar seu último inimigo, quis recomeçar a vida em outro país europeu, mas nada do que fazia lhe dava o prazer que obtinha ao desafiar a polícia roubando itens valiosos sem ser pega. E nesse mesmo meio conheceu Jeff. E aí começa um novo ciclo de aventuras.

Para quem gosta de aventura, esse livro é um prato cheio. Recomendo-o.

Observação: a história continua no livro EM BUSCA DE UM NOVO AMANHÃ. Uma das minhas próximas leituras.


DLL19: Maio | 1º Um livro que foi best seller;

Um comentário:

  1. Adoro o Sheldon. Essa foi minha primeira leitura dele. A que me fez encantar pela sua escrita.

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...