sábado, 15 de junho de 2019

80- Resenha do livro ONZE MINUTOS


PAULO COELHO, AUDIOBOOK, 2017 (Ano em que o livro foi publicado 

no youtube para ser apreciado por pessoas cegas)

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

O autor deste livro – Paulo Coelho – foi encenador, dramaturgo, jornalista e compositor, antes de se ser escritor. E antes de escrever este fascinante livro, escreveu aquele que se tornaria o mais famoso de sua carreira até aqui que é “O alquimista” sendo também o livro brasileiro mais lido de todos os tempos. O autor carioca é considerado um fenômeno literário. Seus livros já foram publicados em 170 países e traduzidos para 80 línguas alcançando algo em torno de 210 milhões de livros vendidos. Já recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Crystal Award, do Fórum Econômico Mundial. É membro da Academia Brasileira de Letras e considerado Mensageiro da Paz das Nações Unidas.

"Alguns livros nos fazem sonhar, outros nos trazem à realidade, mas nenhum pode fugir daquilo que é mais importante para o autor: a honestidade no que escreve." Com esta frase, o autor se descreve como escritor.

Este livro já foi publicado por várias editoras o que prova a sua qualidade. A primeira publicação como livro físico foi feita em 2003. Eu o classificaria como um diário reflexivo. É inspirado em uma histórias reais que o autor, junto com uma assessora, buscou conhecer. Entrevistaram várias mulheres que eram prostitutas procurando saber como elas encaravam seu trabalho, como se sentiam em relação ao amor e ao sexo.

O livro é narrado em terceira pessoa e traz as reflexões e ações da protagonista Maria, uma garota do interior baiano, que trabalhava numa loja de tecidos, filha de um casal pobre que não tinha muito a lhe oferecer em relação ao futuro. Conta como a garota descobriu o sexo. E como se decepcionou com os homens pela maneira como estes lidavam com o sexo.

Sua vida mudou drasticamente quando Maria conseguiu realizar seu primeiro grande desejo: conhecer o Rio de Janeiro. Juntou seu suado dinheiro e comprou as passagens de ida e volta para a Cidade Maravilhosa. Num bar, na Praia de Copacabana, conheceu um suíço que admirado por sua beleza, através do seu assessor prometeu-lhe um emprego na sua terra. Lá, ela trabalharia numa boate como dançarina de samba, coisa muito apreciada naquele país. Pensou um pouco e resolveu aceitar visto que não tinha nada a perder. Recebeu um adiantamento, voltou para a Bahia, pediu demissão do seu emprego, despediu-se de seus pais e partiu para sua nova vida.

Na Suíça, logo descobriria que o trabalho era, na verdade, como prostituta. De início, ela se recusou, mas por fim, resolveu que não queria voltar para sua terra com as mãos abanando. E como ririam dela por ter sido tão inocente! Decidiu ficar, pois na prática, tudo se resumia em ‘onze minutos de pernas abertas, um entrar e sair de um homem e 300 francos estariam no seu bolso’. Ela deveria entregar uma parte para o dono da boate, mas a maior parte seria sua. Refletiu no seu sonho de ter uma fazenda e resolveu que trabalharia até que conseguisse dinheiro suficiente para comprar uma e sairia dessa vida.

Teve poucos amigos e nenhum homem que a tivesse levado ao tão sonhado orgasmo. Leu diversos livros sobre sexo procurando saber como ele era visto por homens e mulheres. E a cada dia, decepcionava-se mais e mais com isso. Não entendia que ela mesma lhe dava mais prazer através da masturbação do que todos os homens que estiveram com ela.

Quando estava chegando o dia em que voltaria para sua terra amada, conheceu um pintor que lhe disse que ela tinha uma luz que ele pouco enxergara em outras mulheres. Ela começou a tentar entender que luz era essa e como ele a conseguia enxergar.

A história termina de uma forma um tanto quanto diferente do que se espera, mas não diferente do que a protagonista idealizou para si mesma. Um livro muito interessante o que eu recomendo fortemente.

3º DLL- junho -um livro cujo título seja formado por duas palavras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...