segunda-feira, 21 de outubro de 2019

101- Resenha do livro MATILDA


ROALD DAHL, TRADUÇÃO CECÍLIA CAMARGO BARTALOTTI, 

WMF MARTINS FONTES, 4ª EDIÇÃO, 2018, 254 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES


Roald Dahl é um escritor com muitas obras que alcançaram grande sucesso. O maior deles talvez seja A fantástica fábrica de chocolate de cujo livro tem resenha neste blog. Junto dela tem também uma breve biografia do autor. (Acesse por esse link https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com/2019/04/72-resenha-do-livro-afantastica-fabrica.html). O livro foi publicado pela primeira vez em 1988.

Esse livro narrado em terceira pessoa é muito bem escrito e traz a história bonita e triste ao mesmo tempo da pequena Matilda A protagonista, desde o dia em que nasceu, foi rejeitada pelos pais e pelo irmão. A única preocupação do trambiqueiro pai era seu trabalho. Ele vendia carros usados. Comprava-os por uma ninharia, fazia alguns briques neles e os vendia por um valor bem mais alto. Embora, invariavelmente, suas falcatruas viessem logo à tona.

A mãe ia todas as tardes a um clube para jogar bingo deixando a menina completamente sozinha em casa. O irmão estudava neste período.

A menina era muito inteligente e em nada se comparava às outras pessoas da família. Não tendo nenhuma companhia, muito cedo aprendeu a preparar seus próprios lanches. Preparava todo tipo de receitas. Autodidata, aprendeu a ler com os suportes de leitura que encontrou pela casa e, como já tinha lido tudo o que encontrara na casa, quis conhecer outras obras. Acreditou que, se saísse de tarde, depois que a mãe houvesse saído e voltasse antes dela, ela não perceberia. Começou a ir à biblioteca todas as tardes e se deliciava com tantos livros que poderia ler ali. E de fato, os pais nunca perceberam. Aos seis anos, ela já havia lido obras importantes da literatura mundial como os livros escritos por Charles Dickens.

Quando, finalmente, os pais a matricularam na escola, a senhorita Mel, sua professora da primeira série, logo percebeu que a garota não só já estava alfabetizada como também tinha uma grande habilidade em cálculos, além de ser extremamente gentil com todos fazendo amizades com vários coleguinhas já no primeiro dia de aula. Sendo assim, conversou com a senhora Taurino, a diretora, que a aluna poderia frequentar uma série bem mais avançada. Entretanto, a diretora, que era uma mulher inflexível e que odiava crianças, não quis ouvir nada a respeito da garota, pois o pai dela a havia alertado sobre como a menina era problemática fazendo um péssimo pré-julgamento dela.

Mel se afeiçoou imediatamente à garota a tal ponto de levá-la até sua humilde casa e lhe contar um segredo guardado a sete chaves que envolvia a morte de seu pai e a senhora Taurino. A menina aprendeu a usar seus pequenos poderes de forma totalmente ingênua para se defender contra aqueles que lhe faziam mal. O final de Matilda no livro é bem surpreendente.

Um livro gostoso e rápido de ler. Tem 21 capítulos curtos e ilustrados por Quentin Blake que já ilustrou outros livros do autor. A obra é escrita numa linguagem simples por ser direcionada ao público infanto-juvenil, mas pessoas de outras faixas etárias podem apreciar também.

A adaptação para o cinema desta história é bastante similar à do livro e foi lançada nos Estados Unidos em 2 de agosto de 1996 e foi recebida com críticas bastante positivas.

Vale muito a pena ler esse livro.

O livro James e o pêssego gigante do mesmo autor também já tem resenha neste blog. Leia-a acessando o link    https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com/2019/10/100-resenha-do-livro-james-e-o-pessego.html

DLL outubro -5º- Um livro de capa rosa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...