terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

119- Resenha do livro O MENINO DA LISTA DE SHINDLER

LEON LEYSON COM MARILYN J. HARRAN E ELISABETH B. 

LEYSON, TRADUÇÃO PEDRO SETTE-CÂMARA, ROCCO JOVENS 

LEITORES, 2014, 1ª EDIÇÃO, 252 PÁGINAS

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA PARA TODAS AS IDADES

Relato biográfico em primeira pessoa na voz de Leon Leyson sobre como foi que o exército nazista tratava os judeus durante a Segunda Guerra Mundial. A biografia foi escrita com a ajuda da esposa de Leon, Elisabeth B. Leyson e da doutora Marilyn J, Harran, diretora e fundadora do Rodgers Center for Holocaust Education.

           O garoto Leon contava com apenas 10 anos de idade quando, em 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, onde morava com seus pais Chanah e  Moshe e os quatro irmãos: Tsalig, Hershel, Pezsa e David.

O pai lhe assegurara que a guerra acabaria logo, mas essa foi uma mentira contada para amenizar a tristeza das crianças.  A cada dia que passava, por serem judeus, as coisas ficavam mais difíceis para eles começando por perderem o direito de ir e vir, de estudar, de trabalhar. Depois foram forçados a se mudar para um gueto para judeus onde começaram a passar fome. Isso tudo mesmo que o pai e os irmãos tendo um emprego regular embora recebessem como salário, uns míseros necos de comida que levavam para casa para dividir com os demais. Pelo menos, estavam vivos e juntos. Então, Tsaling foi convocado a serviços forçados; Hershel fugiu com a namorada e nunca mais foram vistos. Os demais continuaram juntos, mas as agruras da guerra os judiaram bastante. 

Fala também sobre o quanto foram privilegiados pela ação de Oskar Schindler, um alemão, que mesmo estando sob o comando dos nazistas, conseguia manipular dados para que determinadas pessoas, entre elas a família de Leon, não fossem enviadas para as câmaras de gás, colocando até mesmo sua própria vida em risco para salvar alguns inocentes. Na visão de Leon, Oskar foi um herói.

Traz também relatos sobre como o autor e sua família e Oskar viveram depois que a guerra acabou.

O livro emociona não só pelo depoimento, mas também pelas fotos e documentos que comprovam algumas das coisas pelas quais seus personagens passaram.

DLL fevereiro -2º- Um livro baseado em fatos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...