Visitantes

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

121- Resenha do livro NAS COLINAS DE DORSETSHIRE

AMANDA BONATTI, EDITORA COERÊNCIA, 2019, 362 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA JUVENIL

A autora catarinense é formada em Pedagogia e Letras e pós-graduada em supervisão escolar e em revisão de textos. Livros são sua paixão já tendo publicado cinco livros entre 2013 e 2018. Atualmente, dedica-se exclusivamente à literatura e romance de época é seu gênero de escrita.

O livro é ambientado em duas cidades inglesas: Londres e o vilarejo de Bincombe na cidade de Dorsetshire, no século XIX e conta a história de Dolores ou Lolla, como é carinhosamente chamada pelos mais próximos. Ela é uma jovem simples, mas de personalidade forte; tem 19 anos. Filha do meio de um casal de trabalhadores, irmã de Richard e Audrey. A família mora numa casa bastante humilde. O pai trabalha como jardineiro na fazenda de James Boorman, um viúvo cuja esposa morreu ao dar à luz a seu único filho que recebeu o mesmo nome do pai. No entanto, a moça não reclama da vida e sonha em encontrar um grande amor. A mãe é bastante ambiciosa e imagina arranjar a qualquer preço, para as filhas, casamentos com homens ricos e poderosos.

O que os três filhos não sabem é que os pais perderam tudo o que tinham e passaram a morar de favor na fazenda do patrão do pai e, como se não bastasse, os pais aceitam dar a mão de Lolla em casamento ao senhor Boorman em troca do pagamento das dívidas da família.

Lolla, inicialmente, não aceita, pois acha abomináveis os modos do patrão do pai. Ele é grosseiro, esnobe e acha que os empregados jamais devem ser tratados com gentileza. Entretanto, a mãe de Lolla convenceu-a a aceitar o casamento usando o argumento de que se ela não aceitasse, a noiva do homem seria Audrey, sua irmã de apenas 14 anos. Lolla sofreu muito, mas aceitou para não sacrificar a irmã.

O senhor Boorman, percebendo a antipatia da futura noiva com relação à ideia do casamento, enviou-a para Londres com seu irmão Richard a fim de que ela conhecesse a alta sociedade e assim, influenciá-la a querer aquela vida.

Na chegada à mansão dele em Londres, a jovem conheceu James, seu futuro enteado o que fez com que sua vida virasse de cabeça para baixo.

O livro é um romance de época com uma história que poderia de fato ter acontecido naquela época; tem uma leitura gostosa, leve e bem atrativa. Conta com 26 capítulos e cada um deles começa com uma citação de Shakespeare numa clara alusão à vivência de um amor que precisa vencer grandes barreiras para sobreviver.

DLL- fevereiro- 4º um romance de época


Nenhum comentário:

Postar um comentário