segunda-feira, 25 de maio de 2020

137- #Resenha do livro A ARTE DA GUERRA- os treze capítulos completos

SUN TZU, TRADUÇÃO ELVIRA VIGNA, EDITORA NOVA  

FRONTEIRA, 2009, 106 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

            O autor foi um general chinês e profundo conhecedor das táticas militares expostas neste livro. Obteve inúmeras vitórias consideradas de grande importância entre os exércitos da época servindo de exemplo até os dias de hoje. Sabe-se que ele viveu por volta do século IV antes de Cristo.

            O prefácio do livro foi redigido por Gustavo Cerbasi, autor de vários livros na área da liderança nos negócios, e é iniciado com a seguinte citação:

 “O verdadeiro objetivo da guerra é a paz.”

Gustavo comenta que apesar do livro ter sido escrito há mais de dois milênios, tudo nele pode ser utilizado nos dias de hoje: estratégias, planejamento e liderança, pois estes são conceitos ligados não só à guerra em si, mas também à vida como um todo.

            Cada capítulo vai tratar de um tópico que um líder deve conhecer bem e pôr em prática se quiser ser um vencedor. Explorar os pontos positivos e negativos do exército comandado e também os do exército inimigo é de extrema importância. Cada avanço deve ser valorizado; cada recuo, considerado estritamente necessário.

            O perfil de cada soldado precisa ser conhecido e valorizado no momento oportuno. Nenhuma forma de poder deve desmerecer o esforço de cada um deles. Sem soldados, de nada adiantam o planejamento, estratégias e liderança. Assim como também não adianta ter vantagem numérica em recursos humanos e armas e de um lugar estratégico para o ataque se os três itens citados anteriormente não forem eficazes.

            Em cada capítulo, um aprendizado, por isso, vale a pena ler o livro.

DLL maio -5º- Um livro de autor japonês ou chinês

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...