segunda-feira, 13 de julho de 2020


#LIVROS

TÍTULO DO LIVRO: PARIS PARA DOIS UM E OUTROS CONTOS


TRADUÇÃO: ADALGISA CAMPOS DA SILVA, MARINA VARGAS E VIVIANE DINIZ

EDITORA: INTRÍNSECA

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2017

NÚMERO DE PÁGINAS: 237

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

            Jojo Moyes, uma escritora de renome internacional, tem muitos livros de sucesso. Dois deles já têm resenha neste blog. Junto de um deles, há um pouco mais sobre a biografia dela. Acesse-as pelos links abaixo:


Este livro é um livro de contos. Não sou muito fã de contos, mas não há nada que impeça o desfrute da leitura.

O primeiro dos dez contos do livro dá título a ele e é o mais longo tendo quase 100 páginas. É narrado em terceira pessoa e conta a história de Nell, uma inglesa de personalidade forte, que num impulso compra duas passagens de trem para passar um fim de semana em Paris. A intenção era passar dias agradáveis com o noivo Pete, mas ele se prende num imprevisto e ela acaba indo sozinha embora o esperasse na manhã seguinte no quarto do hotel reservado. Entretanto, ele não aparece e ela está avaliando os prós e contras de estar na Cidade Luz sozinha.

Ela decide sair do hotel e os acontecimentos que se sucedem, vão mudar seu modo de pensar e de viver, transformando sua viagem numa aventura inesquecível.

Contos muito curtos não me prendem. Sendo assim, vou apenas enumerá-los:

Ø  Entre os tuítes;
Ø  Tarde de amor;
Ø  Um pássaro na mão;
Ø  Sapatos de couro de crocodilo;
Ø  Assalto;
Ø  O casaco do ano passado;
Ø  Treze dias com John C., e;
Ø  A lista de Natal.

Todos eles trazem situações inusitadas bem escritas com uma linguagem de fácil entendimento, como é o estilo da autora.

No último conto Lua de mel em Paris temos um conto escrito em primeira pessoa por duas narradoras em capítulos alternados. As duas mulheres – Liv em 2002 e Sophie em 1912 – que vivem na mesma cidade e estão em situações bastante semelhantes: estão em lua de mel e seus maridos não conseguem se desligar do seu trabalho. A frustração de estarem sozinhas (porque os maridos acabam marcando encontros de negócios) num momento em que gostariam de fazer tudo a dois, faz as protagonistas se redescobrirem dando novo sentido aos seus sentimentos.

Incrível como a autora conseguiu colocar situações, ações e reações tão semelhantes em duas personagens com quase um século de diferença de uma maneira tão plausível.


Vale a pena ler o livro.

DLL- 3º- JULHO – UM LIVRO DE CONTOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...