quarta-feira, 7 de outubro de 2020


#LIVROS

TÍTULO DO LIVRO: O PEQUENO LORDE


TRADUÇÃO: TATIANA BELINKI

EDITORA: 34

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2014

NÚMERO DE PÁGINAS: 202

RECOMENDAÇÃO: INFANTO-JUVENIL

A escritora nasceu na Inglaterra em 1849 e faleceu com quase 75 anos de idade. Ficou mundialmente conhecida por seus inúmeros livros infantis, em especial, O JARDIM SECRETO (que tem resenha neste blog) sua obra mais famosa publicada em 1911.

Desenvolveu o gosto pela leitura através da avó que a presenteava com livros. Sempre teve uma imaginação prodigiosa, escrevendo, inicialmente em cadernos os quais foi obrigada a queimar quando tiveram que se mudar para os Estados Unidos por causa da crise financeira em que se encontraram depois que o pai faleceu deixando a mãe sozinha para cuidar dos seis filhos do casal.

Mais tarde, começou a publicar suas histórias fantasiosas que logo conquistaram o público leitor. A sua primeira história a ser publicada foi Godey's Lady's Book, em 1868, em revistas. E seu primeiro livro foi publicado em 1877. O pequeno lorde foi publicado pela primeira vez em 1886 e alcançou grande sucesso tendo sido lançado por inúmeras editoras, traduzidas para várias línguas pelo mundo afora. Várias de suas obras, assim como esta, têm versões cinematográficas.

O livro conta a história de Cedric, um menino de sete anos de idade. Uma criança extremamente bem-educada, gentil e inocente. Mora com sua mãe carinhosamente chamada Preciosa, numa casinha bastante simples nos Estados Unidos. É órfão de um homem chamado capitão, filho de um conde que se casara com uma moça pobre, e por causa disso, foi obrigado a se afastar de sua família, pois o casamento provocara vergonha na família. Seu pai era um rico e orgulhoso conde da Inglaterra que não aceitava que seus filhos não se casassem com pessoas da aristocracia inglesa.

Cedric tinha vários amigos. Os mais chegados eram Dick, um adolescente engraxate que tinha sociedade com Jake embora este lhe passasse a perna nos negócios e o senhor Hobbs. O adolescente e o comerciante passavam horas conversando e seu assunto favorito era política. Hobbs reafirmava todos os dias que detestava os aristocratas, pois estes agiam sempre em benefício próprio.

Certo dia, o garoto e a mãe receberam a visita de um advogado que lhes trouxe a notícia de que o garoto seria o futuro Conde de Dorincourt visto que seus dois filhos (o pai e um tio do garoto) estavam mortos e que deveria se mudar para a Inglaterra para ser criado pelo avô/conde para gerar uma boa imagem como Lorde de Fauntleroy. O avô não tolerava americanos, por isso, imaginava que o garoto fosse mal-educado, porém quando o neto, a contragosto, foi morar naquele país, em poucos dias, o avô percebeu que estava muito enganado. O garoto se admirava com tudo o que via na morada do avô. E o conde, a cada dia que passava se encantava mais e mais com ele, tornando-se mais amável e generoso com todos. Sofria de uma doença chamada gota que lhe minava as forças para andar e até para isso, a presença do neto se revelava saudável.

Um novo acontecimento pôs em dúvida se o título de Lorde Fauntleroy pertencia mesmo ao garoto Cedric. Ele mesmo não fazia questão nenhuma dele, mas o avô investigaria a fundo para não perder a presença do neto que passara a amar como nunca havia amado alguém.

A encantadora história está dividida em 15 capítulos bem envolventes. A diagramação é de uma edição econômica e que tem ricas ilustrações feitas por Reginald Birch. Traz lições de amor, humildade e perdão. Lembrou-me muito a história do livro Poliana escrito por Eleanor H. Porter que tem resenha neste blog. (Acesse o link para ler a resenha https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com/2018/05/29-resenha-do-livro-polianamoca-eleanor.html).
Vale a pena ler o livro.


DLL outubro -2º- Um livro que tenha uma criança como protagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...