domingo, 5 de setembro de 2021

 #RESENHA Nº 197

#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: O MENINO QUE ACREDITAVA EM MILAGRES

AUTOR(A): JOHN O’LEARY

TRADUÇÃO:SÚRIA SCAPIN

EDITORA: UNIVERSO DOS LIVROS

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2020

NÚMERO DE PÁGINAS: 288

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

 

            Esta resenha contém spoilers, pois sendo um livro autobiográfico, sabe-se que seu autor sobreviveu para poder contar sua história. No livro, John conta como sua vida mudou depois do incêndio que lhe provocou queimaduras de segundo e terceiro graus em todo corpo. A história não é ficcional; aconteceu de fato o que torna a narrativa ainda mais tocante.

            John era um garoto como outro qualquer. Tinha uma família que o cobria de amor e carinho. Aos nove anos, viu garotos um pouco mais velhos se divertindo ao ver as chamas de uma pequena fogueira bailarem gostosamente e, inocentemente, quis fazer o mesmo. Entretanto, ele usou o combustível de um galão de 20 litros para fazer sua ‘pequena’ fogueira e assim, provocou um incêndio que reduziu a casa da família a cinzas e quase morreu carbonizado junto com ela.

            O autor vai narrando em tom de depoimento, num estilo bem informal, como foi sua vida depois daquele ‘bendito’ dia. É isso mesmo: ele bendiz aquele dia por tudo o que ele lhe trouxe de bom para sua vida. Ficou vários meses no hospital, passou por várias cirurgias e lá conheceu pessoas maravilhosas que de uma forma pouco convencional o desafiaram a viver, a começar pela sua própria mãe.  Ela não acreditava que ele sobreviveria, mesmo assim, apostou todas as suas fichas nisso. Impôs-lhe sua própria cura dizendo: “Você decide se quer viver ou morrer.” E este desafio o motivou a lutar com todas as suas forças.

            Sofreu muito para se recuperar o suficiente para poder voltar para casa. O que ele não sabia era que sua batalha mal tinha começado. A luta para conseguir comer sozinho, voltar a escrever e mais tarde, estudar, voltar a andar e superar seus traumas foi muito grande. A tendência ao ler este livro foi de chorar junto com o protagonista a cada conquista tida por ele. É uma história inspiradora, que nos leva a ter paixão pela vida assim como o protagonista teve.

            O livro traz também suas reflexões sobre tudo o que lhe aconteceu e as lições que tirou do acidente que quase lhe tirou a vida. John, bem como toda a sua família, foram pessoas muito fortes e, juntos, celebram a vida brilhante de John.

O livro poderia também ser classificado como de autoajuda. É envolvente da primeira à última página. Super-recomendo sua leitura.

DLL- SETEMBRO- UM LIVRO AUTOBIOGRÁFICO

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...