quarta-feira, 15 de setembro de 2021

 #RESENHA Nº 198

#LIVROS

 

TÍTULO DO LIVRO: QUARTO DE DESPEJO- DIÁRIO DE UMA FAVELADA

AUTOR(A): CAROLINA MARIA DE JESUS

EDITORA: ÁTICA

EDIÇÃO: 10ª

ANO DE PUBLICAÇÃO: 2019

NÚMERO DE PÁGINAS: 200

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

 

         O livro é narrado em primeira pessoa pela própria autora numa escrita bastante poética. Ela, mulher, negra, mãe de três filhos, favelada, desnutrida e que precisa sustentar os filhos – faça sol ou faça chuva. O triste relato autobiográfico que acometia sua família e a de milhares de outras na década de 1950 em São Paulo. Um relato que parece ser atual.

            O livro é escrito em forma de diário e, em muitos dias, o relato começa igual: “São quatro horas. Levantei-me e fui buscar água no rio.” Seu barraco era muito frágil e, assim como os demais, não tinha água encanada. Energia tinha, mas ela praticamente não usava, pois sabia que se a conta fosse alta, ela não poderia pagá-la. O filho adolescente dava trabalho porque era encrenqueiro e gostava de ter o que ela não podia comprar para ele. As duas meninas eram ainda bem novas e não compreendiam muito bem aquela vida.

            Carolina só tinha estudou dois anos, mas lia tudo o que lhe caía nas mãos: livros que achava no lixo quando catava papel e jornais já abandonados. Entendia, e muito bem, a situação política do Brasil. Escrevia um diário o qual sonhava em publicar em formato de livro para que, com o dinheiro angariado com sua venda, pudesse comprar uma casa fora da favela e favorecer a vida dos filhos.

Um livro que deveria ser lido por todos. É só o que eu tenho para falar.

           

DLL- SETEMBRO- CLÁSSICO NACIONAL

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...