terça-feira, 11 de dezembro de 2018

46- Resenha do livro O ANO DA LEITURA MÁGICA


NINA SANKOVITCH, TRADUÇÃO PAULO POLZONOFF, EDITORA LEYA, 2011, 232 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro tem como pano de fundo a morte de uma irmã da protagonista devido a um câncer. É narrado em primeira pessoa e trazendo alternadamente momentos do presente e do passado.

Para a narradora foi muito difícil superar a morte dessa irmã, pois a todo momento, lembrava-se de como eram felizes juntas, de como se amavam e se complementavam.  

Sua família sempre foi leitora e foi justamente num desafio de leitura que a protagonista foi procurar forças para superar a dor da perda. O desafio consistia em ler um livro por dia. Ela não trabalhava fora de casa, mas mesmo assim teve dificuldades em manter o propósito da leitura diária em dia. Seu marido a ajudava, porém com quatro filhos, essa tarefa era difícil. Então ela pediu ajuda aos seus quatros filhos também, distribuindo algumas tarefas para os mais velhos e até mesmo para os mais novos. A protagonista adquiriu vários aprendizados com esse desafio: resiliência, entusiasmo, gratidão, atenção, independência.

Felicidade literária é como a narradora definiu o seu desafio. Sentia-se plenamente realizada.

O livro também conta parte da história da família Sankovitch: o pai de Nina, que escapou da morte por um triz na Bielo-Rússia durante a Segunda Guerra Mundial e de suas irmãs Natacha e Anne-Marie que é a que morreu de câncer que lhe serviu de inspiração para aceitar esse desafio.

Seu projeto de um livro por dia afetou a vida de todas as pessoas com quem ela compartilhou suas leituras, pois espalhou alegria graças à discussão dos livros.

Recomendo a leitura com calma.

Links para compra do livro:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...