segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

48-  Resenha do livro JANE EYRE

CHARLOTTE BRONTË, KTTK, 2018 (EM E-BOOK),  480 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro, considerado um dos maiores romances de língua inglesa, conta a história de Jane Eyre, uma personagem questionadora e carismática. Publicado pela primeira vez em 1847, Jane Eyre é sua obra-prima, mesmo sendo o primeiro romance de Charlotte Brontë, escritora esta que abriu caminho para outras escritoras criando uma protagonista com anseios, reflexões e atitudes incomuns para um tempo em que a mulher não tinha voz ativa e que talvez por isso, tornou-se um clássico da literatura inglesa.

Uma emocionante história de amor vivida nos anos 1800 por uma protagonista órfã chamada Jane Eyre.  Percebe-se através do vocabulário que a história é muito antiga, mas nem por isso desinteressante. Passa-se no interior da Inglaterra onde Jane perde os pais ainda criança e um tio a recebe prometendo carinhos e cuidados, porém ele também falece e, então a tutela passa para a tia que a despreza e a humilha constantemente. Seus filhos também nutrem por ela um desprezo muito grande. E, por assim ser, acaba sendo internada num orfanato onde é tratada com recursos mínimos, entretanto a sua determinação fez com que se destacasse entre as demais internas a tal ponto de tornar-se instrutora quando mais velha.

No seu desejo de felicidade, aos 18 anos resolve se embrenhar no mundo conseguindo o cargo de preceptora na mansão dos Rockfeler. Chegando lá, foi muito bem recebida pela governanta e pelos demais serviçais. Tudo ia bem; ela se dedicava a sua pupila Adela que aprendia com facilidade.  Chegou o dia de conhecer o dono da casa: um homem bonito, sozinho e reservado. Aos poucos, os dois foram se tornando mais próximos um do outro até que tomaram coragem de se declararem apaixonados um pelo outro. Mas, nem tudo são flores e ela descobre no dia do seu casamento que seu noivo guarda segredos terríveis e seu casamento não pode acontecer. Ela foge levando somente as roupas do corpo.

Depois de alguns dias, quase morta de fome e frio, ela acaba na casa de um pastor. Não é bem recebida pelas mulheres da casa, porém quando o pastor se depara com ela, repreende as irmãs e a instala na casa como se sempre tivesse morado ali.

Aos poucos, o anfitrião se apaixona por ela e seu afeto encontra reciprocidade. Entretanto, a vida lhe prega uma peça e ela descobre que é herdeira de uma pequena fortuna. Ela reparte os bens com o pastor e suas irmãs em partes iguais, pois entende que sem a intervenção deles estaria morta e decide que, antes de partir com o pastor como sua ajudante para uma missão religiosa em terras distantes, quer revisitar seu antigo amor. Encontra-o numa situação lastimável, mas o amor se reacende no momento em que se reencontram.

Uma linda história de amor em que a primeira parte é extremamente tocante e envolvente e a segunda, surpreende. No fim da primeira parte, pensa-se que a história está acabando de uma forma triste, contudo as surpresas da segunda parte trazem uma reviravolta muito grande. A representação da mulher é a de uma mulher forte, detentora do seu próprio futuro.

Ótima leitura. Recomendo fortemente.

Links para compra:

e-book:


Livro físico:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...