quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

49- Resenha do livro HORA DI BAI


MANUEL FERREIRA, EDITORA ÁTICA, 1962,  153 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

Livro escrito pelo escritor português Manuel Ferreira em 1962 o qual versa sobre a triste vida do povo da ilha de Cabo Verde quando esta ainda era colônia de Portugal. Mostra como o povo, principalmente as mulheres, tem um desejo muito forte de permanecer em sua terra natal, mas são forçados a emigrar em busca de seu sustento e de sua família, uma vez que esta era uma colônia que subsistia com a agricultura; e por causa de uma seca que assolava a ilha que já contava com um clima semiárido, a população em sua grande maioria estava passando fome. A pesca também não estava provendo as famílias.

As mulheres, em grande parte, não coabitavam com um homem; muitas delas tinham relacionamentos com homens casados; outras, com homens que saíam da ilha para procurar emprego e não voltavam, por isso precisavam prover sozinhas a sobrevivência também dos filhos. Por conta disso, a prostituição, inclusive a infantil era fato corrente e mesmo assim, a morte por inanição era bastante comum. Ver o carroção passar recolhendo corpos frios fazia parte do cotidiano. Ninguém estranhava.

As poucas chuvas que caiam eram motivo de comemoração embora, geralmente, fossem insuficientes; entretanto elas sempre reacendiam a esperança de poder permanecer em sua terra.

Mostra ainda a personagem Nha Venância, mulher de fibra que faz questão de cultivar a língua crioula assim como muitos outros personagens cultivam a morna, música para dançar, típica do lugar que exalta o amor ao lugar onde querer viver. O título do romance é também o nome de uma das normas mais famosas da ilha e que significa hora de despedida.

O livro é praticamente um documentário sobre Cabo Verde mostrando fortemente o descaso do governo português para com o povo cabo-verdiano.

Vale a pena ler o livro para conhecer um pouco da história daquela terra tão sofrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...