terça-feira, 26 de novembro de 2019

105- Resenha do livro OS FORNOS DE HITLER – A HISTÓRIA DE 

UMA SOBREVIVENTE DE AUSCHWITZ


OLGA LENGYEL, TRADUÇÃO CELINA PORTOCARRERO e 

THEREZA CHRISTINA MOTTA, EDITORA PLANETA BRASIL, 2018,

240 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA


O livro conta um pouco da história real de milhares de prisioneiros; a forma cruel como eram tratados pelos nazistas liderados por um homem extremamente intolerante que acreditava que alemães de olhos azuis pertenciam a uma raça superior e como tal, deveriam dominar o mundo. Assim sendo, torturou e matou milhares de pessoas das formas mais cruéis imagináveis.

            O livro é ambientado em dois dos mais famosos campos de extermínio: Auschwitz e Birkenau. É contado em primeira pessoa, pois a autora sobreviveu ao holocausto, porém publicou o livro para divulgar tudo o que sofreu e que presenciou: as torturas pelas quais ela mesma passou e outras pelas quais viu outros passarem; as enganações (quando os nazistas iludiam prisioneiros dizendo que os libertariam quando, na verdade, seriam enviados para as câmaras de gás); os assassinatos a sangue frio que foi obrigada a assistir; a fome e as doenças que dizimaram tantas pessoas.

A autora escreve de tal maneira que parece que estamos acompanhando tudo ao vivo. É uma leitura pesada, pois os prisioneiros e os que cumpriam trabalho forçado eram privados das necessidades mais básicas do ser humano.

Não é uma história bonita e não tem um final feliz, embora a autora tenha sobrevivido para contar as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial.

A obra autobiográfica dividida em 27 capítulos é bastante dramática e em que cada qual conta um episódio com outros protagonistas os quais viveram os horrores da Segunda Guerra Mundial. Vale a pena ler o livro.


DLL  novembro -4º- Um livro que traz um drama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...