quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

114- Resenha do livro MIL BEIJOS DE GAROTO


TILLIE COLE, TARDUÇÃO MARINA DELLA VALLE, EDITORA 

OUTRO PLANETA, 2017,  400 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA JUVENIL


            A autora britânica é graduada na universidade de Newcastle. Atuou como professora até se casar e se mudar para o Canadá. Suas obras são romances contemporâneos e Mil beijos de garoto é sua estreia no gênero Young adult.

            O livro vai sendo contado em primeira alternando os narradores que são os protagonistas Rune e Poppy. Os dois são ‘namorados’ desde os cinco anos de idade. Têm uma relação intensa sendo fiéis um ao outro desde sempre. Na adolescência, o namoro se firmou mais ainda. Já não tinham segredos um com o outro e o fato de serem vizinhos ajudou muito no fato de poderem se ver todos os dias.

            Poppy tinha uma relação muito boa também com sua família e com a avó e é com ela que a garota mantém um vínculo de confidente. A avó, antes de morrer, deu a ela um pote orientando-a para que nele depositasse todos os beijos que recebesse do amor de sua vida. E assim ela fez. Quando beijava ou era beijada por Rune e achava que esse beijo era significativo para sua história de amor, ela pegava um dos coraçõezinhos de papel já recortado e escrevia algo como “Beijo número 1, depois de uma chuva e que fez meu coração quase explodir.” E o depositava dentro do pote. E assim deveria ser feito até que houvesses nele ‘mil beijos de garoto’.

            Os dois iam a escola juntos e faziam juntos tudo o que fosse possível até o dia em que o pai de Rune disse que havia sido transferido para outro país e que, por ser menor, o filho deveria acompanhar os pais. Isso o deixou profundamente triste, mas ele entendeu que não poderia ficar naquela cidade sem a família. Então, deu a triste notícia à amada e eles prometeram se comunicar todos os dias através das redes sociais e Poppy disse que o esperaria, pois, o pai do namorado havia dito que só ficaria na Noruega por dois ou três anos.

            Nos primeiros meses, os dois se comunicavam todos os dias através do skipe, entretanto, Poppy começou a não mais atender aos chamados do namorado sem lhe dar maiores explicações e, através de seus vizinhos, ficou sabendo que ela havia se mudado com a família para outra cidade sem deixar contato com ninguém.

            Rune ficou desesperado, porém nada pode fazer por causa da distância em que se encontrava.  Foi ficando cada vez mais triste e depressivo. Começou a fumar e a consumir bebidas alcoólicas e mudou completamente seu estilo de vida. E foi assim que Poppy o reencontrou quando os noruegueses voltaram para a Geórgia.

            O reencontro dos dois foi traumático, mas chegou a hora em que o rapaz ficou sabendo o motivo de tudo que tinha passado e do por quê da transformação da namorada.

            Um livro muito bem escrito, que deixa o leitor muito curioso até a última página. Não é por nada que a autora foi finalista do Goodreads Choice Awards 2016 com este singelo romance. É um livro para se emocionar. Este é também seu primeiro livro publicado no Brasil.

            Recomendo fortemente a leitura desse livro.

DLL- 2º janeiro- que se passe num lugar que você deseja conhecer


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...