quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

115- Resenha do livro A CINCO PASSOS DE VOCÊ

RACHAEL LIPPINCOTT com MIKKI DAUGHTRY e TOBIAS 

IACONIS, TRADUÇÃO AMANDA MOURA, EDITORA 

GLOBOALT, 2019, 274 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro conta a história de Stella, uma adolescente que vive o drama da fibrose cística; uma doença que acomete os pulmões e que torna o paciente bastante suscetível a infecções. Sendo assim, Stella passa bastante tempo de sua vida em um hospital que seus pais decidiram que seria sempre o mesmo a fim de facilitar o tratamento durante as crises e a espera para um transplante de pulmões.

A garota já tinha uma rotina bastante familiar e a maioria das medicações eram administradas por ela mesma que até tinha criado um aplicativo no qual todos os remédios com suas dosagens e horários estavam catalogados e quando o horário da administração do mesmo chegava, o aplicativo dava o alerta.

Tinha uma vida tranquila na medida do possível com seus pais e a irmã Abby. Eles eram seu porto seguro; ela se apoiava neles para superar as barreiras que a impediam de viver como uma adolescente comum. Mas essa tranquilidade se foi quando a irmã faleceu num acidente e os pais se separaram por não superarem a dor do luto. Stella, que era tão feliz por ter uma irmã que seria a alegria dos pais quando ela se fosse, agora se via na obrigação de não morrer para os pais não sofrerem mais ainda, pois ela era o único motivo para eles continuarem a viver.

No hospital, Stella já fizera muitos amigos, porém Poe era especial. Havia muito tempo que eles compartilhavam as poucas alegrias possíveis de quem sofre de uma doença que restringe a capacidade dos pulmões a míseros 35% de sua capacidade.  E que devem permanecer a, no mínimo, cinco passos de distância de outras pessoas para reduzir o risco de infecção cruzada, já que contrair infecções bacterianas de outros pacientes com a mesma doença pode ser perigoso, até mesmo fatal.

E um dia, conheceu Will. Outro paciente, que além da fibrosa cística sofria também de B. cepacia. Ele estava fazendo um tratamento com um medicamento experimental contra a sua vontade; sua mãe assim o exigia. Ele era muito revoltado, pois achava que o tratamento não estava fazendo o efeito prometido.

A vida dos dois jovens mudou sensivelmente quando perceberam que o que sentiam um pelo outro era recíproco e tão forte a ponto de ele começar a lutar para viver e ela, começar a pensar que de nada adiantava sofrer porque o pulmão tão esperado para melhorar sua vida, parecia cada dia mais distante.

Os dois queriam muito estar juntos, entretanto a distância segura para que não contraíssem infecções era cinco passos.

O livro foi escrito após a exibição do filme que, por sua vez, foi baseado em uma história real.

O romance chick-lit é dividido em 31 capítulos e apesar de mostrar o drama dos portadores de fibrose cística, é bem envolvente. Vale a pena ler o livro.


DLL janeiro -3º- Um livro chick-lit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...