terça-feira, 28 de janeiro de 2020

117- Resenha do livro DIÁRIO DE CLASSE – A VERDADE


ISADORA FABER, EDITORA GUTEMBERG, 2014, 268 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro conta a história de Isadora Faber, uma adolescente catarinense de 13 anos de idade que mora com seus pais e irmãs em Florianópolis e é numa escola pública daquela cidade que se passa toda a problemática que ela aborda neste livro.

Isadora é uma aluna dedicada e se esforça o máximo possível para aprender, pois como pretende cursar faculdade e sabe que seus pais não têm condições de bancar um curso em uma universidade particular, já se antecipa para ter chance de ganhar uma bolsa de estudos ou para entrar em uma pública.

Sendo assim, manifesta-se ao perceber algumas coisas erradas que acontecem na sua escola, como por exemplo, as atitudes de alguns professores em não levar a sério seu trabalho a ponto de faltar sem justificativa aceitável, falta de pintura correta da quadra esportiva (o que dificulta a aprendizagem na disciplina de Educação Física), entre outras.

Ela e uma amiga conversam com a diretora da escola, mas nada muda e por causa disso, elas resolvem criar uma página no facebook intitulada DIÁRIO DE CLASSE – A VERDADE e nele postam suas reclamações sempre reforçadas com fotos. A página das garotas começa a se tornar popular e, por isso, elas começam a ser ameaçadas.

No começo, a exigência era tirar a página do ar. Como elas não aceitaram tirá-la, começaram a sofrer represálias mais graves e a amiga decidiu não mais fazer parte da autoria do Diário de classe. Isadora prosseguiu sozinha, pois sabia que estava com a razão.

Começaram então as ameaças, inclusive de morte. Isadora não cedeu e viu muita coisa positiva acontecer na escola que ela fazia questão de postar também.

Uma história de persistência que deveria contaminar a nós todos para que não vejamos coisas erradas que acontecem ao nosso redor, principalmente em lugares públicos, e cruzemos os braços por covardia ou por achar que nada se consegue.

A história dividida em 21 capítulos subdivididos em partes menores é bem impressionante. Vale a pena ler o livro.

DLL  janeiro -5º- Um livro de autor(a) brasileiro(a)

3 comentários:

  1. Olá Paula,

    Eu não sabia desse livro, mas achei bem interessante a história, infelizmente é o descaso com as escolas públicas, e mesmo com toda a dificuldade, achei lindo ela lutar pelo seu direito.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, Paula, mas gostei da temática, ainda mais voltada para o público mais jovem. É bom criar esse senso de responsabilidade e mudança para que saibam o poder que têm nas mãos.

    ResponderExcluir
  3. Essa história passou no fantástico na época e o perfil dela no facebook está ativo e o leitor pode acompanhar as postagens, pois ela as coloca como num diário. É muito interessante.

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...