sábado, 26 de maio de 2018

29-Resenha do livro MEU AMIGO JESUS CRISTO

LARS HUSUM, EDITORA GUTEMBERG, 2013,  286 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

O livro é o romance de estréia do escritor dinamarquês nascido nos anos 70, o qual coloca seus personagens na terra onde ele mesmo nasceu e conta de um jeito que nos prende a atenção do começo ao fim, a história de Nikolaj, um jovem dinamarquês desde a época em que ficou órfão. Sua mãe era uma cantora muito famosa e seu pai, um simples carteiro, mas eles eram felizes. Morreram num acidente de carro. Além do menino que tinha 13 anos, tinham uma filha, Sis, com 20 anos. Eles moravam em Copenhagen. A cantora se apresentava em muitos lugares, só nunca na sua terra natal, pois lá moravam seus pais os quais nunca aceitaram seu relacionamento com o marido.

Depois do acidente, os avós quiseram a guarda do menino- só dele (talvez porque a herança milionária deixada seja muito tentadora), mas Sis não permitiu que ele perdesse o que de família lhe restava; afirmou categoricamente que Nikolaj ficaria sob sua responsabilidade. Entretanto, o adolescente tornou a vida da irmã um verdadeiro inferno. Queria sempre ser o centro das atenções. A moça decide morar com o namorado e eles têm um filho, Alan. Ele fica morando sozinho e aí, a situação piora mais ainda porque ele se sente mal-amado, sente que não tem mais ninguém que olhe por ele. Começa a namorar e parece se sentir melhor, porém, num acesso de fúria descontrolada, espanca a namorada. Por causa disso, tenta o suicídio, mas sua irmã o salva. Todavia, não suportando mais esse fardo, ela se joga de uma ponte. Esse é um momento que nos faz suspender a respiração por alguns momentos porque foi muito inesperado, surpreendente. Fica-se a imaginar o que esse adolescente problemático e egocêntrico fará agora sem a única pessoa que lhe dispensava um pouco de carinho e atenção.

Então acontece o improvável: um encontro com Jesus. O homem barbudo, forte e de sandálias o faz prometer mudar de vida e ele decide se mudar para a cidade natal de sua mãe e lá, ele realmente começa uma nova vida. Conhece pessoas novas que o ajudam na sua tarefa ao criar um grupo de pessoas para quem conta sua vida para que eles a entendam e possam ajudá-lo na mudança e a afugentar de vez os fantasmas do passado. Ele só poderá afirmar que é feliz quando não sentir mais as terríveis dores de estômago que o afligem.

A história dividida em 4 partes bastante dramáticas, porém é bem envolvente. Tem cenas bastante eróticas, mas elas não são o foco da narrativa.

O sucesso do livro foi estrondoso e o livro foi traduzido para várias línguas e virou até filme. Vale a pena ler o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...