sábado, 26 de maio de 2018

 28- Resenha do livro GAIAN - O REINÍCIO

CLÁUDIO ALMEIDA, EDITORA NOVO SÉCULO, 2015, 337 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro foi escrito por Cláudio Almeida, escritor brasiliense que sempre se interessou por simbologia e mitos, o qual buscou inspiração para esta narrativa em filmes. A história demorou 5 anos para ser concluída, transformando-se numa interessante obra de ficção científica.

Mesmo não sendo meu gênero literário preferido, quando bem escrito, sua leitura me apraz.



No início do livro é contada uma luta feroz em que seres mitológicos dotados de poderes destroem o Reino do Norte. Entre os mortos está a esposa de um guerreiro sagrado.


O segundo momento descreve o mundo de Gaian situado a milhares de anos depois da luta narrada no início. O prefeito da cidade está em reunião com seu grupo de conselheiros e um ancião muito considerado por suas ponderações, pois tem razões para acreditar que seu povo corre perigo. Teve seguidamente sonhos reveladores e, por isso propõe medidas cautelares para defesa e ataque caso seja necessário. Alguns de seus conselheiros não veem necessidade dessas medidas preventivas, pois não acreditam em sonhos premonitórios. 

Chega o dia da festa da colheita. Nos campos, a previsão é de uma ótima colheita e todos estão tão tranquilos que o ancião começa a desconfiar de que algo que vai marcar a vida deste povo para sempre está para acontecer. Durante a festa, Heim e sua noiva vão para um lugar afastado para namorar e quando percebem que já está tarde, resolvem ir para casa. Heim a deixa em sua casa e enquanto se encaminha para a sua, depara-se com o encontro entre seres que são da época das grandes lutas entre o povo do Reino do Norte e o do Reino do Sul. Um grupo de 4 guerreiros enfrenta o guerreiro Arffek, portador da espada prateada. Três deles morrem e Gruen, por quem Arffek nutre um ódio mortal, pois aquele matara sua esposa, consegue fugir com a espada no momento em que Faer, o conselheiro dos assuntos mitológicos, chega. Os dois se reconhecem e Arffek diz que necessita participar da reunião do conselho que está marcada para o dia que já amanhecera.

  A reunião foi extremamente recheada de revelações muito importantes. A guerra já iniciada no Reino do Norte é a principal preocupação. Arffek e Heim, o novo guerreiro sagrado partiram para o Norte para lutar contra aquele povo, enquanto os moradores da cidade foram orientados para se dirigirem ao Reino do Sul. No caminho, encontram com Guer e Cypron e eles se digladiam ferozmente. Encontram também outros dois guerreiros sagrados que os auxiliam a chegar ao seu destino e cumprirem a profecia descrita no livro sagrado que está desaparecido desde a guerra anterior e que caiu em mãos erradas, para que assim, Gaian possa viver uma nova era.

É necessária uma imaginação muito fértil para criar tantas situações completamente verossímeis como as descritas nesse livro.  As lutas são descritas minuciosamente até mesmo quando tem feitiços sendo proferidos e o encontro com dragões que conseguem se comunicar com os guerreiros acontece.

Vale muito a pena ler esse livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...