quinta-feira, 15 de agosto de 2019

90- Resenha do livro O CASAMENTO

NICHOLAS SPARKS, TRADUÇÃO FERNANDA ABREU, 

EDITORA ARQUEIRO, 1ª EDIÇÃO, 2012, 224 PÁGINAS
Não vou voltar a escrever sobre esse autor maravilhoso, pois já trago uma boa referência sobre a sua vida como escritor na resenha do livro O diário de uma paixão. (Leia em https://livroseleiturasdepaula.blogspot.com/2019/08/88-resenha-do-livro-diariode-uma-paixao.html )

A obra não é exatamente uma continuação, porém traz alguns aspectos do livro O diário de uma paixão. Noah, que no livro citado é figura-chave, neste é o sogro conselheiro que ajuda Wilson a entender melhor sua relação com Jhane.

O livro inicia com o relato de um momento triste do casamento de Wilson e Jhane. Estavam completando 29 anos de casados. A esposa esperando ansiosa por uma comemoração e o marido, muito envolvido em sua vida profissional, esquecera completamente a data.

A história é narrada por Wilson. Ele vai trazendo partes intercaladas do presente – como estava sua vida com a esposa e os filhos – e do passado -  quando conhecera a esposa, de como se apaixonara por ela e de outros fatos marcantes da vida dos dois.

Ele vai fazendo reflexões para tentar perceber como foi perdendo o amor da esposa e ao perceber, pensar no que teria que fazer para reconquistá-la, pois foi isto que entendeu da conversa que teve com Noa, seu sogro, quando o procurou para conversar sobre seu relacionamento com Jhane.

Um dia, uma das filhas do casal chega até eles dizendo que ela e o namorado com quem já morava iriam se casar no civil em oito dias, justamente no dia do aniversário de casamento de 30 anos dos pais. Jhane quase surtou, pois idealizara uma festa de casamento tradicional para seus filhos. Conversaram e, em consenso, resolveram que fariam uma cerimônia religiosa também e os preparativos envolveram a mãe da noiva de uma forma muito positiva. Ela se sentia útil novamente e feliz. Todos se dedicaram para que tudo saísse perfeito.

Dois dias antes do casamento, Wilson prepara uma noite perfeita para comemorar o aniversário de casamento com a esposa porque no dia mesmo, estariam muito ocupados com o casamento da filha. Jhane adorou as surpresas da noite voltando a se sentir como quando namoravam.
Entretanto, a maior surpresa para Jhane aconteceria no dia do casamento da filha.

Um lindo romance que poderia ser classificado como memórias literárias, pois Wilson vai desfiando tudo o que viveu com sua esposa desde que a conhecera. É um dos livros mais emocionantes que já li.

Vale muito a pena ler.

DLL  agosto -3º- Um livro que está a mais de 6 meses na estante

3 comentários:

  1. Eu já li esse livro, mas não gostei muito.
    Querido John é o meu prwferido

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Eu gostei muito. Ficou sendo um dos meus livros favoritos da vida.
    Querido John está na fila de espera assim como A última música.

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...