quinta-feira, 1 de agosto de 2019

88- Resenha do livro DIÁRIO DE UMA PAIXÃO


NICHOLAS SPARKS, TRADUÇÃO VIVIANE DINIZ, EDITORA 

ARQUEIRO, 1ª EDIÇÃO, 2017, 176 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA PARA TODAS AS IDADES

Nicholas Sparks é um autor americano bastante famoso que lançou seu primeiro livro aos 31 anos, e àquele, seguiram-se mais 18, todos com muito sucesso. Por causa da vendagem de mais de 100 milhões de cópias (12 milhões de exemplares somente desta obra), vários de seus livros ganharam adaptações para o cinema. O diário de uma paixão foi seu primeiro romance de sucesso. Foi publicado pela primeira vez em 1996.

 O diário de uma paixão é contado em terceira pessoa, sempre adentrando no subconsciente do protagonista de uma grande história de amor, Noa, num diário. E narrando o diário, Duke, uma pessoa que lê poemas e também o diário de Noa para uma mulher, ele a ajuda a ter fashes da memória perdida por causa do mal de Alzheimer.  O livro vai descrevendo alternadamente fatos do romance escrito no diário e outros de sua própria vida em que os momentos felizes que viveu eram o que trazia alento na doença da senhora idosa.

            O diário que ele lê para a mulher conta a história de amor de Noa e Alisson. Quando jovens, se apaixonaram e viveram um rompante muito intenso, porém curto. Os pais de Allie não aprovavam o namoro, queriam que ela se casasse com alguém com mais status. Separaram-se e logo depois, Noa foi para a guerra. A primeira guerra mundial começara e muitos jovens foram convocados.

            Quando a guerra terminou, Noa escreveu para Allie, mas suas cartas não tiveram respostas. Noa recebera uma herança de um ex-patrão que falecera. No testamento, este lhe dissera que lhe devia isso, pois muito havia progredido em seus negócios enquanto Noa trabalhara para ele. Noa dissera que não merecia, mas aceitou de bom grado e com a quantia recebida, comprou e reformou uma casa que ficava na propriedade onde moraria por muitos anos. Não se envolveu seriamente com nenhuma outra mulher porque continuava sonhando com Allie.

            Ela, por sua vez, estava noiva. O escolhido era um homem bom e de uma certa forma, ela o amava, entretanto também sentia saudades daquele que havia sido seu único homem até então visto que nenhum tinha lhe despertado o mesmo desejo que Noa. Alisson sentiu a necessidade de se encontrar pela última vez com Noa antes de se casar e foi na casa dele que foi traçado o destino dos dois.
            A história narra uma paixão muito intensa e mostra como o perdão é importante em nossa vida.

Vale muito a pena ler esse romance encantador.

DLL agosto -1º- Um livro que estava no fim da lista

5 comentários:

  1. Amei o post assim como amo os livros do Tio Nick! 😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  2. Oi, vim retribuir sua visita ao meu blog, amo romances e acho que tenho esse livro da resenha mas ainda não li, vou procurar aqui na estante.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, aqui estou retribuindo.
    Bom, eu não li a obra, me identifico como um cara romântico.
    Quanto ao filme simplesmente amei.
    Tenho em meu imaginário nos personagem desta trama romântica.
    Um livro que quero ler ainda do Nicolas Sparke é Um Amor Para Recordar( o filme é fantástico)

    ResponderExcluir
  4. Tem resenha de "Um amor para recordar" neste blog. É muito bom, como todos os deste autor que li até agora.

    ResponderExcluir

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...