terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

118- Resenha do livro 100 CANÇÕES PARA SALVAR A SUA VIDA


CAMILA DORNAS, 2019, 381 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA


 “Moro em Brasília. Eterna amante dos Beatles e de boa música. Leitora fanática desde o momento em que entrei no mundo mágico que é uma biblioteca. Escritora por paixão. Ainda acredito no amor verdadeiro, do tipo que faz tudo valer a pena. Super-hiperativa, compradora de livros compulsiva. Acho que na outra vida fui uma guerreira poderosa que dava a maior surra nos caras ruins. Tremo de terror a vista de uma barata. Sou um pouquinho de tudo, me apaixono por tudo que é intenso, odeio coisas mornas, se é pra ser, que seja 100 por cento. E não confio em pessoas que não comam chocolate ou resistam ao charme de um cachorro. Autora do livro ´´ A linhagem``.”

            Assim a autora deste livro encantador se descreve. Além do livro ora resenhado e de Linhagem, Camila escreveu mais dois outros livros: Subconsciente e Paraísos selvagens.

O livro conta a história de três garotas muito amigas: Alícia, Natasha e Valentina. Eram muito unidas até o suicídio de Valentina provocar uma reviravolta na vida das duas que restaram.

Quem narra a história em primeira pessoa é a Alícia que além dessa perda teve outra que a transformou mais ainda: a morte da mãe cuja culpa o pai lhe atribui. Sendo assim, perdeu a mãe, uma das melhores amigas e também o pai, pois se viu obrigada a se afastar dele uma vez que ele resolveu se refugiar na bebida.

As três amigas tinham um costume: todo ano, no dia 31 de dezembro, escreviam cartas para si mesmas e as enterravam dentro de um pequeno baú junto com outras coisinhas e no final do ano seguinte, liam as cartas e enterravam outras.

Valentina se suicidou e no último dia do ano, depois de muita insistência de Alícia, Natasha concordou em ir até o local, pois a protagonista achava que poderiam encontrar indícios dos motivos pelos quais Valentina teria se matado.

E o que encontraram as deixou perplexas: havia comandos diferentes para Alícia. Sem saber direito o que fariam, começaram a executar os mandados de Valentina. E o que encontravam as instigavam a continuar.  Foi uma busca que as levou a cidades diversas inclusive para outros estados do Brasil.

Na caixa, havia também um ipod com músicas que marcaram a vida de Valentina e que segundo ela, poderiam ‘salvar’ a vida de Alícia. Valentina dizia nas cartas que Alícia se encontraria se seguisse seus comandos. Várias coisas foram sendo esclarecidas ao mesmo tempo em que dúvidas foram surgindo e algumas pessoas que encontrou enquanto seguia o caminho delineado pela amiga, mudaram-na completamente. Foram vários acontecimentos que me surpreenderam neste livro que pouco tem de previsível.

Um romance chick-lit de uma autora brasileira que vale a pena ler.

DLL fevereiro- 1º- um livro de capa colorida


Um comentário:

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...