terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

09- Resenha do livro  ORGULHO E PRECONCEITO – JANE AUSTEN

EDITORA PÉ DA LETRA –1813 – 240 PÁGINAS

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

Esse livro conta uma parte da história do casal Bennet e de suas cinco filhas numa época em que só ter filhas não era muito bem visto pois, sendo assim, não havia herdeiros. As filhas mais velhas, Jane e Elizabeth eram bastante sensatas e já contavam idade de casar. Então, eram oferecidos bailes para a sociedade com o intuito de as apresentar e conseguir um pretendente a marido. Num desses bailes, conheceram os novos vizinhos -  os irmãos Bingley e seus amigos, os irmãos Darcy. Jane logo se interessou pelo senhor Bingley, porém muitos obstáculos foram colocados para que seu relacionamento progredisse para a infelicidade da senhora Bennet que ansiava que sua filha preferida (a mais velha) não deixasse escapar um bom partido como aquele. O senhor Darcy, ao contrário do amigo, achou o baile enfadonho e seus anfitriões, pessoas desqualificadas para se relacionarem com eles. Era muito orgulhoso para se misturar a eles e, por conta disso, não se demorou muito na região no que foi elogiado por Elizabeth que também o achara arrogante, não o suportara.

Com o passar dos dias, Elizabeth recebeu uma proposta do senhor Collin, seu primo, que era quem herdaria a propriedade depois da morte do senhor Bennet, mas ela prontamente recusou dizendo que só se casaria por amor. Para a época, recusar uma proposta de casamento era uma desfeita muito grande e um desperdício para quem não tinha dote. Ele, sentindo-se rejeitado, em poucos dias fez a mesma proposta a senhorita Charlote, amiga de Elizabeth que imediatamente aceitou.

A trama continua até quando o preconceito e o orgulho são deixados de lado e as personagens encontrem toda felicidade que um casamento (naquela época) prometia.

A linguagem utilizada não é muito acessível, visto tratar-se daquela usada a mais de um século a qual primava por uma gramática perfeita, fazendo uso inclusive de palavras que já caíram em desuso e de muitas figuras de linguagem, principalmente a ironia.

O livro foi publicado por inúmeras editoras por se tratar de um best-seller e seu enredo tece críticas acirradas à sociedade inglesa, sobre o comportamento dos envolvidos adentrando no campo psicológico. O livro conta com 61 capítulos curtos. A história também possui uma versão cinematográfica de bastante sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...