domingo, 18 de fevereiro de 2018

12- Resenha do livro OS CATADORES DE CONCHAS

ROSAMUNDE PILCHER, BERTRAND BRASIL, 2014, 697 páginas

RECOMENDAÇÃO: PÚBLICO ADULTO

O livro conta a história da vida de Penelope desde antes dela nascer até um pouco depois de morrer. Seu pai era um pintor de telas que em sua época, não fez muito sucesso, mas era essa sua principal ocupação quando conheceu Sophie que se tornou sua esposa embora tivesse idade para ser sua filha. Tiveram somente uma filha. Ela fora criada com muito amor e era assim que Penelope sonhava que fosse o seu futuro: casar-se com alguém e juntos, viverem um conto de fadas como o de seus pais.


Então começou a guerra e Penelope alistou-se para trabalhar como voluntária para ajudar os feridos e refugiados. Durante esse tempo, conheceu Ambrose – militar, lindo para o qual as aparências eram mais importantes que tudo. Ainda solteira, engravidou e se casou com ele, mas no momento seguinte se arrependeu, pois sabia que não havia amor entre ambos. Quando a guerra ficou mais intensa, Ambrose precisou ir a combate e Penelope sonhava que ele morresse e acabasse assim o compromisso assumido. Ela era uma mulher forte e determinada.

Durante a Segunda Guerra Mundial, ela teve a filha Nancy e conheceu Richard - um outro militar com quem viveu um caso de amor. A amiga Doris era a única pessoa que sabia de seu romance. Porém chegou o dia em que tiveram que se afastar por causa da guerra e Richard morreu num bombardeio.

Ambrose voltou, tiveram mais dois filhos – Olívia e Noel – e mais tarde o marido pediu o divórcio deixando-a livre para seguir a sua vida. Passou praticamente o resto da vida em função dos filhos embora Nancy e Noel não lhe dessem valor nenhum, indo muito raramente vê-la e quando vinham era para falar sobre dinheiro. Quanto à Olívia, ela tinha mais interesse por saber como ia a vida da mãe, porém se dizia muito ocupada; portanto a vida de Penelope seria solitária se não fosse seu enorme círculo de amigos.

A trama principal gira em torno de uma enorme tela pintada pelo pai de Penelope a qual Nancy e Noel queriam que a mãe vendesse para repartir o dinheiro arrecadado com a venda com os três filhos, pois tinham descoberto que seu valor estava em alta. Mas Penelope se recusou a vendê-la e há muitas surpresas sobre isso até o final do livro.

O livro é dividido em longos capítulos dedicados geralmente a uma personagem específica. É um livro excepcional. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...