segunda-feira, 18 de junho de 2018

36- Resenha do livro LIMITES: QUANDO O AMOR SE SOBREPÕE ÀS BARREIRAS


AMI IDEAS, 2017, 145 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

Este primoroso livro foi escrito pela jovem escritora negra moçambicana que possui 28 ‘maios’ e descobriu aos quatro anos de idade o prazer da leitura. Percebe-se durante a leitura traços da Língua Portuguesa não brasileira, isto é, a escrita traz palavras que aqui tem uma grafia diferente e outras que não são usadas no Brasil; como MAIOS referindo-se a anos de idade. Seu primeiro livro ‘a transportou para um mundo mágico e viciante’. Aos doze anos, descobriu-se escritora, publicando seus primeiros livros em plataformas digitais. Este romance de época remonta à época da escravidão em que a sociedade dizia que mulheres negras só serviam para o trabalho. Porém, sua protagonista é negra, serviçal e nem por isso, menos mulher, menos amada.

Helene trabalhava em uma casa de gente rica e muito jovem, se envolve com o filho dos patrões de quem engravida, mas obviamente são tem respaldo quando o assunto é o bebê que carrega no ventre, fruto de um relacionamento carregado de ternura e muito amor.
Ela o tem como mãe solteira numa época em que uma mulher grávida sem ser casada era um escândalo muito grande; mais ainda se a mulher fosse negra e o bebê, fruto de um caso entre patrão e empregada.

O jovem Prior, o pai da criança, é afastado de casa para estudar e acaba nem tomando conhecimento da gravidez de Helene. A avó paterna é quem tomaria conta de sua educação.

Aproximadamente dez anos se passaram e o coração da moça palpita ao saber da chegada de Prior na fazenda, mas ele nem olha para ela e, logo nos primeiros dias, anuncia seu noivado com Maxine.
Um dia, Dimitri, o melhor amigo de Prior, faz à protagonista uma proposta de casamento dizendo que a família do pai do garoto pretende tirar Blümen – seu filho - de perto dela e ela acaba aceitando se casar com ele. A princípio, o casamento é só de fachada, mas a mãe do marido entende que pode ensinar à nora muitas coisas e elas acabam se tornando muito amigas até o dia em que a sogra lhe fez uma surpreendente revelação. Revelação esta que transformou completamente sua vida.

Uma leitura leve, envolvente e gostosa que dá um gostinho de querer conhecer outras obras da autora. Vale a pena ler o livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...