domingo, 3 de junho de 2018


31- Resenha do livro GUARDAMI (e-book)

DANNY DENARO, EDITORA LURA, 2017, 489 páginas

RECOMENDAÇÃO: LITERATURA ADULTA

O livro conta a história de Giorgio, um italiano cuja família veio para o Brasil, mais especificamente para Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, para onde estenderam seus negócios no cultivo de uvas para produção de vinhos finos, champagnes e espumantes os quais eram comercializados para o exterior.

Na propriedade da família, ele conheceu Júlia e com ela viveu uma paixão secreta até o momento em que iriam assumir seu amor para suas famílias e ela, num momento de desespero cujos motivos, ele só viria a saber bem mais tarde, mas que modificaram os seus planos radicalmente, sua quase noiva se suicidou. Ele, então, mudou-se para São Paulo onde dirigia a empresa que trabalhava com a exportação da produção.

O luto de Giorgio duraria muitos anos, nos quais ele não conseguia se abrir para o amor até encontrar Mariah que passou a ser sua secretária. Com ela, inicialmente, o relacionamento era puramente físico; pelo menos era assim que ele pensava, mas os dois se envolveram tão profundamente que a simples menção de ficaram longe um do outro, provocava em ambos uma dor física.

Numa viagem à Itália, Giorgio levou Mariah consigo com a desculpa de que ela deveria conhecer melhor os negócios da empresa. Lá, tiveram momentos maravilhosos com um envolvimento sexual intenso que não imaginaram um dia passar.

Na volta ao Brasil, Giorgio foi a Caxias do Sul e os fantasmas do passado voltaram a atormentá-lo a ponto de decidir se afastar de Mariah por perceber que nunca conseguiria se entregar a outro amor. Tornou-se agressivo com ela e a secretária decidiu se colocar no lugar que lhe era devido na empresa, mas estava sofrendo e percebia que ele também estava.

Durante a festa da colheita, o empresário foi para o sul. Desta vez, acompanhado de Mariah e de Raffaele, amigo inseparável dela com quem dividia o apartamento a muito tempo. Essa viagem tornou-se decisiva para o futuro do relacionamento do casal e também para Raffaele, pois ficaram às claras os motivos do suicídio de Júlia e outras várias pendências de Giorgio, principalmente com relação aos seus pais.

É um romance apaixonante que traz uma linguagem simples; traz também muita descrição do espaço físico da Itália e dos vinhedos em Caxias do Sul. As tempestades interiores de Giorgio tão são esmiuçadas. As cenas eróticas não são repetitivas.

Vale a pena ler esse livro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...