segunda-feira, 18 de junho de 2018

37- Resenha do livro ÓRFÃOS DO TSUNAMI -Uma jornada pela sobrevivência

IRMÃOS GANDY, UNIVERSO DOS LIVROS, 2016,  230 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro é uma biografia contada em primeira pessoa por Rob e em grande parte, no plural incluindo no relato, os 5 irmãos que moram com seus pais os quais tem como filosofia de vida viver um dia de cada vez e aproveitá-lo da melhor forma possível. Por causa desta filosofia, passam grande parte de suas vidas com a família (que é britânica) vivendo nos lugares mais inusitados sempre onde pudessem ter contato intenso com a natureza. Ficavam meses em países como a Índia vivendo de forma simples, buscando interagir com a população local, aprendendo com eles. Tudo isso os fortaleceu muito para a grande tragédia que iria se abater sobre eles.

Marie não viajou com eles desta vez, pois estava trabalhando e queria passar o natal com o namorado Lian. Estavam planejando o seu casamento para depois que a família voltasse da temporada no Sri Lanka. Jo fora com eles, mas na véspera do natal voltou para Inglaterra também.

Os pais e os 4 filhos mais novos tiveram uma noite de natal tranquila como tinham programado. E no dia 26 aconteceu a grande tragédia: por volta das 8 horas da manhã o local foi devastado por um tsunami. Rob estava com Paul num bangalô e os pais estavam em outro com os dois filhos menores. Rob conseguiu se salvar e ajudou Paul a se manter longe das águas furiosas. Depois salvou também Mattie que estava em estado de choque assim como todos os sobreviventes que encontravam pelos escombros. Mais tarde, encontraram também Rosie. Rob era o mais velho e como não viu os pais, sentiu-se responsável pelos mais novos. Isso representava uma imensa responsabilidade para um garoto de apenas 17 anos de idade. Andando mais um pouco, deixou os irmãos num lugar relativamente seguro e voltou para o bangalô onde estavam hospedados a fim de tentar encontrar seus pais. Não os encontrou e ninguém os tinha visto, mas encontrou algo que iria ajudar muito: o aparelho de telefone celular do pai. Ele não funcionava, porém Rob retirou o chip na esperança de que pudesse lhe ser útil no momento oportuno. E foi com ele que conseguiu entrar em contato com suas irmãs na Inglaterra. Os quatro foram levados para a casa onde ficaram morando com a irmã Marie que requereu a tutela dos três irmãos mais novos e, quando ficou confirmada a morte dos pais, ela e Lian os adotaram. Rob logo completou 18 anos, por isso não foi adotado.

O primeiro ano após a catástrofe por que passaram foi terrível para os quatro que tiveram muita dificuldade em superar o medo da fúria das águas, pois constantemente o horror dos momentos de pânico voltavam à memória e em suportar a perda dos pais.

Superada a depressão, Rob procurou um emprego e ficava muito tempo imaginando como poderia ajudar outras pessoas que tinham perdido tudo, não tendo para onde voltar depois da tragédia.

Com muita dificuldade, tendo que pedir ajuda a outras empresas e na companhia de Paul criou um negócio com o qual puderam financiar ajuda a quem precisasse. Assim tornaram-se os Irmãos Gandy.

Um livro que te faz chorar e agradecer pela vida tranquila que tem. Vale cada página de leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...