domingo, 24 de junho de 2018

38- Resenha do livro CÉU DE MENTA


CAMILA MARTINS, E-BOOK, 2018, 186 PÁGINAS

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES

O livro foi escrito pela jovem escritora gaúcha Camila Martins a qual teve como escritor inspirador, o também gaúcho Érico Veríssimo. A escritora aponta o preconceito com o livro nacional como um grande desafio. Aconselha a todos a lerem muito. Segundo ela, “Ler é viajar sem sair de casa, nos dá asas!” Suas primeiras obras foram “Pirados” e “Correspondidos”, ambos publicados em 2017. Escreve também poemas.

Assuntos como o preconceito contra pessoas autistas, os desajustes familiares e suas consequências são o mote deste livro tendo sido trabalhados sabiamente pela autora.

Essa doce e terna história é contada em terceira pessoa e tem como protagonista Ana, uma adolescente autista. A mocinha mora com os pais que ao descobrirem que a filha viverá sob essa condição peculiar, decidem se mudar para uma cidade mais calma para proporcionar a ela a oportunidade de ter um desenvolvimento pleno de suas potencialidades. Eles têm um relacionamento repleto de carinho e permeado de muito amor e ela se sente muito feliz com os pais e o irmãozinho. Quando João entra na sua vida como vizinho, sua vida se torna mais completa, pois os dois se identificam de tal forma que se passarem um dia sem se ver, este dia perde seu colorido.

João vive numa família extremamente desajustada: a mãe é depressiva e vive dopada; o pai é trabalhador, mas não se impõe em nada que diga respeito à família; as irmãs mais velhas -Bianca e Paula -vivem em seus próprios mundos, isoladas dos demais. Elas só estão sob o mesmo teto e a avó, que é a única que dá carinho e amor a João; os dois têm longas conversas e é nela que o garoto se espelha.

Os conflitos aparecem na família de João quando o pai finalmente se impõe exigindo que os filhos se matriculem em faculdades de outros países. Ele os quer encaminhar para a vida, porém os três se rebelam. O marido até consegue tirar a mãe do quarto. O rapaz entende que para a mãe essa atitude pode ser a solução porque ela precisa de alguém para conduzir sua vida e sente que os pais ainda se amam. João adoece e Ana intervém e consegue fazê-lo reagir e fazer o pai consentir que ele fique onde está, pois quer ficar perto de Ana. O pai somente exige que, então ele trabalhe junto consigo o que o agora jovem até acha bom. A princípio, achou o trabalho bastante árduo e, por causa dele, não consegue passar com Ana tanto tempo quanto gostaria, mas aceita a condição para não precisar ficar longe por completo.

O desenlace ocorre quando Paula foge de casa por não aceitar os mandados do pai e, por isso a avó sofre um derrame. A vida de todos é tocado por esse acontecimento. Ocorrer reviravoltas que vão mudar a vida de todos.

Só nas últimas páginas, fica-se sabendo o porquê do título.

2 comentários:

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...