quarta-feira, 1 de abril de 2020

128- Resenha do livro AS BRUXAS


ROALD DAHL, TRADUÇÃO JEFFERSON LUIZ CAMARGO, EDITORA

 WMF MARTINS FONTES, 5ª EDIÇÃO, 2012, 231 páginas

RECOMENDAÇÃO: PARA TODAS AS IDADES


Essa é mais uma das fantásticas histórias de Roald Dahl que tem encantado pessoas há muito tempo. (Tem resenhas de outros livros do autor neste blog.)

Conta a história de um menino inglês que ficou órfão muito cedo e foi morar com a avó na Noruega que fazia de tudo para tornar sua vida melhor. Os primeiros dias foram de luto intenso, mas a avó lhe deu o carinho de que precisava para superar a dor da perda. Para distraí-lo da tristeza, a avó lhe contava histórias. As que ele mais gostava eram as que falavam de bruxas. A avó havia estudado muito sobre o assunto; até já tinha tido contato com bruxas. Prova disso eram os seus pés que eram mutilados.

A avó lhe contava como reconhecer bruxas observando detalhes como, por exemplo, o fato de elas sempre estarem de luvas por causa do comprimento de suas unhas. Ela considerava importante que ele reconhecesse bruxas para não cair em suas garras, pois elas poderiam fazê-lo desaparecer ou transformá-lo em um animal.

Chegou o dia da leitura do testamento dos pais do garoto e nele estava escrito que para usufruir dos bens da família, o garoto deveria morar na Inglaterra. Meio a contragosto, a avó se mudou com ele para aquele país e ficou combinado que passariam as festas de fim de ano na Noruega. Mas a amável avó adoeceu e eles só puderam fazer seu passeio mais tarde.

Ficaram em um hotel e para ele se distrair, havia ganhado um par de ratinhos brancos de presente e os estava adestrando, porém os animaizinhos foram vistos e o gerente do hotel disse que só poderia ficar com eles ali se fossem mantidos em uma gaiola dentro do quarto. Entretanto, como eles lhes ensinaria o que pretendia dentro de uma gaiola? Procurou um local onde pudesse fazer isso sem ser visto. E foi na sala de reuniões do hotel onde encontrou esse lugar, que o garoto fez uma descoberta impressionante. Algo que poderia provocar a morte de milhares de crianças e, com a ajuda da avó e de um menino que fora transformado em rato, promoveu uma reviravolta que iria marcar a existência das bruxas do mundo inteiro para sempre.

Um livro que embora seja de literatura infanto-juvenil, traz uma história muito interessante. Vale a pena ler mais esse clássico de Roald Dahl.

DLL abril -1º- Um livro de capa roxa/lilás

Nenhum comentário:

Postar um comentário

# RESENHA Nº 229 #LIVROS   TÍTULO DO LIVRO: UM BANQUETE PARA HITLER AUTOR(A): V. S. ALEXANDER TRADUÇÃO: CRISTINA ANTUNES EDITORA...